Música

DURAÇÃO


1h00

OPUS 21 // ORQUESTRA LIGEIRA

MÚSICA DOS ANOS 20 A 50

A OPUS 21 – Orquestra Ligeira é composta por um leque de 12 a 20 músicos, distribuídos por saxofones, trompetes, trombones, secção rítmica (percussão, teclas e cordas), voz, e outros, que, por vezes, se associam. Sob o entusiasmo e direção musical do Maestro Evaristo Neto, este género de formação, permite ter condições para serem executados os mais variados tipos de músicas, que são adaptadas, transcritas, e preparadas para o efeito. Aqui, também, se pode apreciar um solista, um improviso, um cantor, ou a transformação de um tema clássico ao ritmo ligeiro, sendo basicamente uma formação musical tipo Big Band, cujo grupo instrumental está, de algum modo, associado ao Jazz.

A OPUS 21 faz parte integrante da Associação António Fragoso, e do seu Departamento de Música, cujos agrupamentos musicais se designam todos por OPUS 21, para homenagear as obras musicais (OPUS), criadas pelo compositor António Fragoso, por alguns, considerado o maior compositor português de todos os tempos, e que faleceu com, apenas, 21 anos.

Este tipo de música teve o seu apogeu entre os anos 20 e 50 em que instrumentistas e cantores como Maynard Ferguson, Dizzy Gillespie, Count Basie, Duke Ellington, Phil Collins, Glenn Miller, Benny Goodman, Frank Sinatra, e outros se notabilizaram, criando raízes para que este género de formação tivesse admiradores e continuidade, indo ao encontro de novos públicos e modernas sonoridades.

Data

S/D

Horário

Duração

1h00 [c/ intervalo]

Faixa etária

M/4

Preço

€7
€5 [< 25, Estudante, > 65, Grupo + 10, Desempregado, Parcerias]
Grupo + 10 [Oferta 2 bilhetes na compra de 10 ingressos]

Local Sala Principal

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Clique para ver o próximo evento.

Cinema

CAMINHOS DO CINEMA PORTUGUÊS