02

Nov

03

Nov

04

Nov

Ter


21H00

Qua


18H00
21H00

Qui


18H00
21H00

Ver Preços

Teatro sobre Ciência: Teoria e Prática

o melhor do cinema italiano, inclui antestreias, filmes experimentais ou com uma nova linguagem cinematográfica, retrospetivas e homenagens a grandes autores do cinema italiano

A Festa do Cinema Italiano oferece uma programação diversificada, desde filmes de novos realizadores italianos até de nomes consagrados, exibindo antestreias a clássicos, entre ficções e documentários. Organizado pela Associação Il Sorpasso, todos os anos, o festival apresenta o melhor do cinema italiano, incluindo um conjunto de antestreias de filmes apresentados em diversos festivais internacionais, filmes experimentais ou com uma nova linguagem cinematográfica, não esquecendo retrospetivas e homenagens a grandes autores do cinema italiano.

2 novembro 21h00
Era uma vez a Máfia De Franco Maresco
Franco Maresco revisita a memória histórica italiana, acompanhado pela famosa fotógrafa da máfia Letizia Battaglia, num documentário que venceu o Grande do Júri no Festival de Veneza. Por ocasião do aniversário do assassinato de Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, os famosos juízes que entraram em guerra direta contra a máfia, o realizador Franco Maresco revisita, de forma sarcástica e grotesca, a memória histórica italiana e interroga-se sobre os ideais que ficaram até aos dias de hoje, especialmente em Sicília. Maresco é acompanhado pela famosa fotógrafa da máfia, Letizia Battaglia, uma artista amargurada pelas manipulações das comemorações por parte da classe política italiana. Este documentário, que ganhou o Grande Prémio do Júri no Festival de Veneza, é um encontro nostálgico com a máfia do “antigamente”.
origem Itália, 2019
com Letizia Battaglia, Ciccio Mira, Matteo Mannino
Festival de Veneza Prémio Especial do Júri
duração aprox. 1h55 M14

3 novembro 18h00
Malizia De Salvatore Samperi
O filme que transformou Laura Antonelli num dos sex symbols do cinema italiano da década de 1970, uma comédia muito perversa realizada por um dos precursores do cinema erótico italiano – Salvatore Samperi.  Um comerciante de meia idade, dono de uma loja de tecidos, fica viúvo com três filhos. No dia do enterro da sua mulher chega à sua casa uma bonita jovem, futura governanta, que a mulher tinha pedido numa agência de emprego. Uma comédia negra erótica assinada por um dos mestres do género.
origem Itália, 1973
com Laura Antonelli, Turi Ferro, Alessandro Momo, Angela Luce
duração aprox. 1h37 a classificar

03 novembro 21h00
Cosa Sarà De Francesco Bruni
Uma comédia dramática que nos lembra que tudo é “por agora”, é uma forma leve e auto depreciativa de relatar um medo gigante que permanece como um aviso. A vida de Bruno Salvati está em pausa. Os seus filmes nunca tiveram sucesso e os produtores temem pelo próximo projeto. Anna, de quem se separou recentemente, parece ter um namorado. Para os filhos Adele e Tito, é incapaz de ser o pai presente que gostaria de ser.  E subitamente, Bruno é diagnosticado com mielodisplasia. Na busca incessante por um dador compatível, o pai revelará um segredo do passado, que irá acender uma nova esperança em todos. Em colaboração com o ator principal Kim Rossi Stuart, o realizador Francesco Bruni, que foi diagnosticado com a doença, assinou o argumento deste incrível drama trágico-cómico, vencedor de dois prémios David di Donatello nas categorias de melhor argumento original e melhor ator.
origem Itália, 2020
com Kim Rossi Stuart, Lorenza Indovina, Barbara Ronch
duração aprox. 1h40 a classificar

4 novembro 18h00
Mio Fratello Rincorre i Dinosauri De Stefano Cipani
Uma comovente história de amor e crescimento, baseada no romance autobiográfico de Giacomo Mazzariol, que preserva a frescura e a ironia do texto original através de uma linguagem cinematográfica influenciada pelo melhor cinema indie americano. Jack é um rapaz italiano que vive com os seus pais Davide (Alessandro Gassmann) e Katia (Isabella Ragonese) e as suas irmãs Chiara e Alice. Um dia recebe a notícia de que em breve terá um irmão, cujo nome será Gio. No nascimento do seu irmão mais novo, Jack e a sua família descobrem que Gio tem Síndrome de Down. Inicialmente, Jack está feliz, porque acredita que o seu irmão é uma espécie de super-herói, mas com o tempo entenderá que os seus pais o deixaram acreditar em algo muito diferente do real. Stefano Cipani, um jovem realizador de 35 anos, estreia-se nas longas-metragens com um filme encantador e presenteia-nos com um elenco incrível, incluindo Rossy De Palma, uma das atrizes favoritas de Pedro Almodóvar. Um conto terno sobre as dores de crescimento da adolescência.
origem Itália, 2019
com Alessandro Gassmann, Isabella Ragonese, Francesco Gheghi, Lorenzo Sisto
duração aprox. 1h38 a classificar

4 novembro 21h00
Padrenostro De Claudio Noce
Inspirado por um evento na vida do realizador, é a história de dois rapazes e do verão em que fazem uma descoberta terrível, a violência dos adultos, e uma descoberta maravilhosa, a força da amizade. Roma, 1976. Valerio tem 10 anos e uma imaginação fértil. A sua vida fica abalada quando testemunha o atentado ao seu pai Alfonso, por parte de um grupo terrorista. Desde então, e apesar de o pai sobreviver ao ataque, o medo e a sensação de vulnerabilidade marcam dramaticamente os sentimentos de toda a família. Mas é justamente nesses dias difíceis que Valerio conhece Christian, um rapaz que parece ter surgido do nada e que mudará para sempre a sua vida.   Claudio Noce revela uma página difícil da sua própria biografia – o seu pai foi vítima de um atentado pelos Núcleos Armados Proletários em 1976, e foi este o ponto de partida para o filme que no 77º Festival de Veneza acabou por conquistar a Taça Volpi de Melhor Ator para Pierfrancesco Favino.
origem Itália, 2020
com Pierfrancesco Favino, Barbara Ronchi, Mattia Garaci, Francesco Gheghi
duração aprox. 2h00 a classificar

Data

02, Novembro 2021

03, Novembro 2021

04, Novembro 2021

Horário

21H00

18H00, 21H00

18H00, 21H00

Duração

Faixa etária

Preço

€5

€3,5 < 25, estudante, > 65, comunidade UC, rede alumni UC, grupo ≥ 10, desempregado, profissional do espetáculo, parcerias

Bilheteira TAGV 1 hora antes dos espetáculos e 30 minutos antes das sessões de cinema. Encerra 30 minutos após o seu início

Local auditório TAGV

produção Associação Il Sorpasso

parceria Teatro Académico de Gil Vicente