10

Dez

21

Dez

Qui


14H00

Ver Preços

Davide Carnevali

Cristiana Nogueira (BR)

exposição do processo de criação, laboratório e performance no âmbito do Ciclo TRANSMEDIA/Programa Prática como Investigação, integrada no Laboratório LIPA

“Crueza ou Inventário de um Erotismo Coletivo” caracteriza-se por uma série de performances, desenvolvidas coletivamente em laboratório realizada no Teatro Académico de Gil Vicente. Nesta investigação, Cristiana Nogueira, Cris Oliveira, Edicleison Freitas, Márcio Murari e Thales Luz partilham vivências e diálogos disparados por performances que tensionam conceitos envolvendo erotismo, insólito, exaustão e autoficcção, ressoando na seguinte questão: “De que formas a violência se apresenta em nossos corpos?

É seguindo este percurso, que esta exposição traz fragmentos e registos das performances realizadas ao longo de quatro meses e que carregam em si um sentido de urgência em dar a ver não só sensações, mas também ações de reparação da violência inscrita nestes corpos e paradoxalmente inscrita por estes corpos.

Entendendo a exposição como um espaço de convivência ampliado da performance, em que o caráter de impermanência provisoriamente é suspendido, novos trabalhos em vídeo são mostrados, numa continuidade do que foi e será apresentado ao vivo.

Cristiana Nogueira natural do Rio de Janeiro, atualmente a viver em Coimbra, trabalha entre o Brasil e Portugal. Participou de exposições e residências, como o “Performe-se: Fronteiras Borradas/Fronteiras Erguidas”, “Escala 1:1 – ações humanas para espaços monumentais”,  Festival  Ruído. “Gesto Ação & Performance/corpo a corpo”  e  o  Festival  La Plataformance. Organiza o Festival Corpus Urbis e coordena o projeto Performance na Praça. É professora do Curso de Artes Visuais da Unifap/Brasil.

Data

10 - 21, Dezembro 2020

Horário

14H00

Duração

Faixa etária

para todos os públicos

Preço

seg a sex 14h00 — 17h00

entrada gratuita (lotação máxima 2 pessoas)

Local Sala Branca TAGV

Conceção Cristiana Nogueira, Cris Oliveira, Edicleison Freitas, Márcio Murari, Thales Luz Imagens Cláudia Morais, Cristiana Nogueira, Edicleison Freitas, Rommel Equer, Thales Luz Montagem dos filmes Cláudia Morais, Cristiana Nogueira Programa Prática como Investigação TAGV Laboratório LIPA Doutoramento no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra Ciclo TRANSMEDIA

Fotografia Cláudia Morais