27

Mar

Sex

Ver Preços

Pedro Teixeira da Mota (Espetáculo Esgotado)

Mensagem

Celebramos o Dia Mundial do Teatro e integramos a Rede Europeia de Tradução Teatral

No Dia Mundial do Teatro, impossibilitados de celebrar as artes do palco como previsto ao longo de uma semana, o Teatro Académico de Gil Vicente, estrutura da Universidade de Coimbra, divulga a Mensagem deste ano, O Teatro como Santuário, assinada por Shahid NADEEM (Paquistão).

Anunciamos ainda neste dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, as obras que resultaram da Seleção EURODRAM 2020 de Textos Originais em Português:

“Estrada de Terra”/”Dirt Road”, de Tiago Correia
“Morrer no Teatro”/”Dying in the Theater”, de Alex Cassal
“As Árvores Deixam Morrer os Ramos mais Bonitos”/”Trees Let their most Beautiful Branches Die”, de Sílvio Vieira

Neste ano de 2020, assumimos a coordenação do Comité Português da rede EURODRAM, uma rede europeia de tradução teatral que trabalha com línguas da Europa, do Mediterrâneo e da Ásia Central. A Rede tem como principal objetivo traduzir, promover e dar a conhecer obras originais, focando-se particularmente na promoção da diversidade linguística e cultural. Organizada em 30 comités de leitura, repartidos por diversos países e territórios, envolve cerca de 300 membros e dispõe também a partir de hoje de um sítio dedicado em Portugal.

No âmbito da Call 2020 para originais, a Rede recebeu um total de 841 textos na Europa. O conjunto de 43 títulos recebidos em língua portuguesa são prova da qualidade e da inventividade que percorre a escrita para teatro em Portugal. Os textos serão agora disponibilizados para tradução, circulação, leituras públicas e outras atividades no âmbito dos contactos e parcerias da Rede. Os resultados obtidos no conjunto dos países e das línguas que integram o projeto EURODRAM pode ser consultado aqui.

O Comité Português é composto por 11 membros: Fernando Matos Oliveira/Coordenação (Universidade de Coimbra/Teatro Académico de Gil Vicente), Coimbra; Alexandra Moreira Da Silva (Université Sorbonne Nouvelle – Paris III), Paris; Carlos J. Pessoa (Teatro da Garagem), Lisboa; Constança Carvalho Homem (dramaturga, tradutora, atriz), Porto; Guilhermina Jorge (Universidade de Lisboa), Lisboa; Jorge Palinhos (dramaturgo, encenador, professor ESTC), Porto; Jorge Louraço Figueira (dramaturgo, encenador, professor ESMAE), Porto; José António Costa Ideias (Universidade Nova de Lisboa; CHAM – Centro de Humanidades – UNL), Lisboa; Mickael Oliveira (Investigador e diretor COLECTIVO84), Porto; Nuno M Cardoso (encenador, professor, ator, diretor artístico), Porto; Rui Pina Coelho (Universidade de Lisboa; Companhia das Ilhas), Lisboa.

Prosseguindo o trabalho de integração em Redes Nacionais e Internacionais, o TAGV mantém a sua participação na Rede 5 Sentidos e no projeto europeu de formação avançada École des Maîtres, que conta a partir de 2019 com a parceria do Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII). O TAGV é uma estrutura da Universidade de Coimbra e um pólo de formação, programação artística e produção de conhecimento no domínio das artes.

 

Data

27, Março 2020

Horário

Duração

Faixa etária

Preço

Fotografia Ivo Tavares