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Linhas Cruzadas — O Espaço Público em Debate

se há cineasta que sempre cultivou a dissociação entre autor e obra, foi Éric Rohmer, que afirmava: As coisas que as personagens dos meus filmes dizem são elas que as dizem, não sou eu

2020 foi o ano do aniversário de Éric Rohmer e a Leopardo Filmes anunciou que adquirira 20 filmes restaurados do realizador francês, para estrear em sala. Não foi possível levar a cabo esta operação, necessariamente extensa, devido ao fecho temporário das salas nos dois confinamentos. O ciclo propõe “Os Contos Morais” (longas-metragens) com a exibição dos filmes “O Joelho de Claire” (1970), “A Minha Noite em Casa de Maud” (1969), “O Amor às 3 da Tarde” (1972), e “A Colecionadora” (1967).

Éric Rohmer (1920, França), embora tenha começado a filmar ligeiramente mais tarde, era uma espécie de “irmão mais velho” entre os realizadores da nouvelle vague. Atraído pela literatura, foi primeiro professor e escritor, nos anos 50 passou a frequentar o meio cinéfilo, tal como o seu amigo Douchet, entre os cineclubes e as revistas de cinema, onde se reuniria o núcleo que mais tarde criou os Cahiers du Cinéma, que Rohmer chegou a dirigir. É quando deixa a direção dos Cahiers, a partir de 1963, que vai começar uma carreira ininterrupta dedicada ao cinema, com a série “Contos Morais”, rodados entre 1963 e 1972, a partir de um livro que escrevera mas na altura ainda não publicara (em Portugal está editado pela Cotovia), onde se incluem alguns dos seus filmes mais célebres, como “A Minha Noite em Casa de Maud” (1969), o filme que chamou verdadeiramente a atenção do público para o seu cinema, e “O Joelho de Claire” (1970).
A sua obra varia entre o clássico e o moderno, a literatura e o cinema, e explora as contradições entre a moral e o desejo (não, não é nem a vida de Rohmer, nem aquilo que ele pensa. Se há cineasta que sempre cultivou a dissociação entre autor e obra, foi Éric Rohmer, que afirmava: “As coisas que as personagens dos meus filmes dizem são elas que as dizem, não sou eu”.
Era um cineasta da precisão, mas sempre aberto aos pormenores inesperados, que incorporava nas suas obras (no filme de André Labarthe, “Eric Rohmer – Preuves à l’appui”, Rohmer fala da enorme importância do acaso). E nunca deixou de experimentar, “oferecendo um verdadeiro espaço de luz a atores e atrizes que muitas vezes revelou: Françoise Fabian, Fabrice Luchini, Pascale Ogier, Marie Rivière, Arielle Dombasle…”, como escreveu Gabriella Trujillo no catálogo da retrospetiva integral que a Cinemateca Francesa lhe dedicou em 2019.
Na altura do seu desaparecimento, no Público, Luís Miguel Oliveira chamava-lhe “Cineasta da palavra, esteta dos sentimentos”, “um cineasta excepcional”, [cuja] obra é “um tratado [sobre a natureza humana]. Indispensável e inimitável”.
Medeia Filmes

 

Data

19, Julho 2021

23, Julho 2021

26, Julho 2021

Horário

16H00

20H00

16H00, 20H00

Duração

Faixa etária

Preço

€5

€3,5 < 25, estudante, > 65, comunidade UC, rede alumni UC, grupo ≥ 10, desempregado, profissional do espetáculo, parcerias

Bilheteira TAGV 1 hora antes dos espetáculos e 30 minutos antes das sessões de cinema. Encerra 30 minutos após o seu início

Local auditório TAGV

Distribuição Medeia Filmes