uma das obsessões recorrentes de Bergman (...) Como noutros filmes o realizador utiliza a figura de um rapaz – uma representação de si mesmo – como mediador com o espectador. [...] Bergman, como sabemos, era uma criança fantasiosa, como o é Alexandre
Este filme alia a melancolia e a intensidade emocional de Bergman com a alegria e a sensualidade. Em Fanny e Alexandre, ficamos a conhecer a vida da família Ekdahl – as suas alegrias e tristezas – através dos olhos de Alexandre, um rapaz com dez anos de idade.
Nenhuma outra arte – nem a pintura nem a poesia – conseguem comunicar a qualidade específica dos sonhos tão bem quanto o cinema. Quando as luzes se apagam numa sala de cinema e aquele ponto de luz branca se abre para nós, o nosso olhar pára, instala-se e torna-se bastante estável. Sentamo-nos apenas ali, deixando que as imagens fluam sobre nós. A nossa vontade cessa. Perdemos a capacidade de resolver as coisas e de colocá-las nos seus devidos lugares. Somos arrastados para uma sequência de eventos – somos participantes de um sonho. E criar sonhos… aí está um trabalho sumarento.
— Ingmar Bergman
Data
24, Setembro 2024
Horário
21H30
Duração
3h08
Faixa etária
M12
Preço
€5
€3,5 < 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional da cultura, parceria TAGV
TAGV Early Bird / Desconto 50% aplicável em 10 espetáculos e 10 sessões de cinema até dezembro 2024. A campanha está em vigor de 9 a 20 de setembro e os bilhetes com este desconto só poderão ser adquiridos na Bilheteira TAGV/presencial
Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis
Local TAGV
Com Bertil Guve, Ewa Fröling, Erland Josephson
Origem Suécia, 1982
Óscares 1984 Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Guarda-roupa, Melhor Fotografia
Golden Globes 1984 Melhor Filme Estrangeiro
Festival de Veneza 1983 Prémio FIPRESCI/Ingmar Bergman
Prémios Cesar 1984 Melhor Filme Estrangeiro
Ciclo Ingmar Bergman — grande retrospetiva
Cópias digitais restauradas / inéditos comercialmente em Portugal (Cidade Portuária, 1948; A Sede, 1949; Mulheres que Esperam, 1952; Depois do Ensaio, 1984