03

Out

Qui


18H00

DURAÇÃO


1h00

Ver Preços

Fixar o (in)visível: Os Primeiros Passos do RAP em Portugal (1986-1998)

Lançamento do livro de Soraia Simões

entre a segunda metade da década de oitenta e a primeira metade da década de noventa, o RAP assumiu quase uma missão na cultura popular

À medida que a pesquisa e o envolvimento com os protagonistas se desenvolveram, deparei-me com um conjunto de letras e de ideias transmitidas nestes anos que não estavam relatadas nem no discurso público sobre este domínio das música e cultura populares nem no campo científico dedicado ao estudo deste universo. Este momento inicial de afirmação do RAP na cultura e sociedade portuguesas ficou também marcado por um conjunto de outras desigualdades, como as relacionadas com a condição feminina, também aqui exercidas. A subvalorização que verifiquei nas análises que foram realizadas acerca destes primeiros anos, ou seja, a não inscrição dos assuntos relatados nos repertórios e discursos falados das primeiras rappers, como a violência com base no género e o sexismo, motivou a introdução deste tema na pesquisa.

Soraia Simões é autora da plataforma digital Mural Sonoro e dirigente da Associação Cultural Mural Sonoro. A história oral, os arquivos digitais, as práticas musicais em contextos de revolução política e ideológica, a relação entre música, memória e género fazem parte dos principais interesses como investigadora (Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), nos quais tem trabalhado nos últimos anos. Publicou “Passado-Presente. Uma Viagem ao Universo de Paulo de Carvalho” (Chiado Books, 2012), “RAPublicar. A Micro-História Que Fez História Numa Lisboa Adiada” (Caleidoscópio, 2017). É autora do podcast Mural Sonoro (2018), subjugado ao tema “Mulheres na Música, Papéis, Reportórios de Luta e Resistências” e autora e realizadora do filme “A Guitarra de Coimbra” (RTP2, 2019). Foi distinguida com o Prémio Megafone pela Sociedade Portuguesa de Autores (2014).

Data

03, Outubro 2019

Horário

18H00

Duração

1h00

Faixa etária

para todos os públicos

Preço

Entrada livre

Local Café TAGV

De Soraia Simões

Edição Caleidoscópio

Apresentação Jorge Ferreira, Susan de Oliveira

Convidado/música ao vivo Rapper Muleca XIII

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Circo Contemporâneo

VÃO