08

Fev,2021

09

Fev

Seg


18H00
21H00

Qua


18H00
21H00

Ver Preços

Alceu Valença

Mostra de Cinema de Expressão Alemã

um olhar sobre o cinema alemão no feminino e sobre obras de jovens e promissores realizadores e realizadoras

A extensão da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, uma iniciativa do Goethe-Institut Portugal em parceria com as embaixadas da Áustria, Luxemburgo e Suíça, terá um olhar sobre o  cinema alemão no feminino e sobre obras de jovens e promissores realizadores e realizadoras.

Anualmente a KINO apresenta produções da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo que se destacaram nos grandes festivais internacionais, bem como primeiras obras de promissores realizadoras e realizadores oriundos destes países.

Em 2022 serão aqui apresentados filmes de estreia como Juventopia (“Youth Topia”) de Dennis Stormer, que nos propõe um futuro distópico capaz de nos fazer pensar; ou então Ivie mais Naomi (“Iwie wie Ivie”) de Sarah Blaßkiewitz, que com recurso a cenas de uma acutilante e animada sinceridade tematiza as experiências da discriminação vivida na Alemanha, que por mais subtis que possam ser, são também claramente racistas.

Assim, as diferentes realidades a que em 2022 poderemos assistir serão: em The Case You de Alison Kuhn, seis mulheres ajustam contas com uma mesma experiência em que sofreram abusos; em Walchensee para sempre (“Walchensee Forever”) de Janna Ji Wonders, acompanha-se o percurso e os entrelaçamentos de cinco gerações de mulheres.

 

08 de fevereiro 18h00
Walchensee Para Sempre/Walchensee Forever de Janna Ji Wonders (doc)
De que forma pode a nossa origem influenciar-nos? A realizadora segue os vestígios da herança afetiva que, ao longo de um século, vai atravessando as várias gerações de mulheres da sua família. O lago de Walchensee, na Baviera, testemunha silenciosa e eterna, é o lugar que todas elas têm em comum, de onde se parte e onde se regressa.
Estreia nacional. A realizadora é nomeada para o Prémio do Público
Prémio de Cinema da Baviera 2020: Melhor documentário
Festival de Cinema Documental de Munique (DOK.fest München) 2020: Segundo lugar no Prémio do Público
Prémio do Cinema Alemão 2021: Nomeação para melhor documentário
com Anna Werner, Janna Ji Wonders, Norma Wener, Rainer Langhans
origem Alemanha, 2021 duração aprox. 1h50 legendas: PT (BR)

08 fevereiro 21h00
Ivie mais Naomi/Ivie wie Ivie de Sarah Blaßkiewitz
Um drama de grande sensibilidade e pertinência, protagonizado por Ivie, uma jovem afro-descendente de 30 anos que vive em Leipzig. Quando menos espera, recebe a visita de Naomi, a sua meia-irmã mais nova, que vive em Berlim. À medida que as duas, produtos de cidades bem diferentes, se vão conhecendo, o efeito desestabilizador de Naomi faz com que Ivie questione todo o seu universo.
Estreia nacional. A realizadora é nomeada para o Prémio do Público
Prémio de Cinema Alemão 2021: Melhor atriz secundária para Lorna Ishema
com Haley Louise Jones, Lorna Ishema, Anne Haug, Maximilian Brauer
origem Alemanha, 2021 duração aprox. 2h00 legendas PT (BR)

09 de fevereiro 18h00
The Case You de Alison Kuhn (doc)
A catarse coletiva de seis jovens atrizes, incluindo a realizadora, que denunciam um episódio traumático de manipulação e abuso sexual de que todas foram vítimas: perpetrado por um realizador, supostamente em nome do cinema, o abuso ocorreu quatro anos antes, aquando de uma audição, mas deixou marcas que algum tempo depois foram reavivadas.
Estreia nacional. A realizadora é nomeada para o Prémio do Público
Festival de Cinema Documental de Munique (DOK.fest München) 2021: Vencedor do prémio Student Award / DOK.focus Empowerment
Festival Achtung Berlin 2021: Melhor documentário
com Isabelle Bertges, Gabriela Burkhardt, Alison Kuhn, Aileen Lakatos, Lisa Marie Stojcev, Milena Straube
origem Alemanha, 2020 duração aprox. 1h20 legendas: PT (BR)

09 de fevereiro 21h00
Juventopia/Youth Topia de Dennis Stormer
Uma original distopia sobre um grupo de jovens que se recusa a crescer: rebelam-se contra as regras instauradas pela sociedade, definidas por algoritmos que, com vista à otimização suprema, atribuem a cada um o respetivo grau de maturidade, bem como o trabalho que consideram que melhor lhe assenta. Quando Wanja, uma das jovens eternamente rebeldes, aceita com relutância o desafio de ser adulta, essa frágil utopia ver-se-á ameaçada de um modo hilariante.
Estreia nacional. O realizador é nomeado para o Prémio do Público
Festival de Cinema de Zurique 2021: Filme distinguido com o Prémio do Público
Festival de Cinema de Cottbus 2021: Prémio do melhor filme jovem
com Lia von Blarer, Elsa Langnäse, Lou Haltinner, Saladin Dellers, Jürg Plüss, Timon Kiefer, Nicolas Rosat, Regula Imboden, Nadim Ben Saïd, Sabrina Tannen
origem Alemanha, Suíça, 2021 duração aprox. 1h25 legendas PT

Data

08, Fevereiro 2021

09, Fevereiro 2022

Horário

18H00, 21H00

18H00, 21H00

Duração

Faixa etária

Preço

€4
€3,5 < 25, estudante, > 65, comunidade UC, rede alumni UC, grupo ≥ 10, desempregado, profissional do espetáculo, parcerias

Bilheteira TAGV 1 hora antes dos espetáculos e 30 minutos antes das sessões de cinema. Encerra 30 minutos após o seu início

+ info bilheteira@tagv.uc.pt

Local auditório TAGV

produção Goethe-Institut Portugal