04

Fev

Ter


18H30

DURAÇÃO


1h30

Ver Preços

Pedro Teixeira da Mota (Espetáculo Esgotado)

Leitura dirigida por Maria de Fátima Sousa Silva

o tema é a guerra, os beligerantes a Pérsia e a Grécia, os motivos aqueles que continuam a ser linhas de fronteira entre distintas geografias e culturas

Será “pouco” recordar Ésquilo como um dos grandes criadores da tragédia grega, quando se trata do primeiro dramaturgo europeu. Ao invocá-lo, não é aos primórdios do género que recuamos, mesmo se Ésquilo representa para nós o princípio de um processo. É certo que no seu teatro o coro domina, as personagens são escassas, a ação tende à imobilidade; mas o efeito de tensão, criado sobre o ‘como’ de episódios de desfecho conhecido, nada tem de arcaico. Falamos já de teatro em sentido pleno.

Persas é, na produção trágica como a conhecemos, um caso particular: porque, datada de 472 a. C., é a mais antiga das tragédias que conservamos; e porque, do conjunto de peças que nos chegaram, é a única a refletir acontecimentos históricos, mesmo se numa leitura marcada por um simbolismo mítico. O tema é a guerra, os beligerantes a Pérsia e a Grécia, os motivos aqueles que continuam a ser linhas de fronteira entre distintas geografias e culturas. Passados dois milénios e meio, os conflitos prosseguem os mesmos e o teatro preserva, intacta, a sua eterna magia.
— Maria de Fátima Sousa e Silva

O Clube de Leitura Teatral, a iniciativa que junta o Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite, acontece mensalmente, com leituras informais dedicadas a textos de um dramaturgo/escritor. O objetivo é a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.

Data

04, Fevereiro 2020

Horário

18H30

Duração

1h30

Faixa etária

para todos os públicos

Preço

entrada livre

Local Teatro da Cerca de São Bernardo

Texto “Os Persas” de Ésquilo Leitura dirigida por Maria de Fátima Sousa Silva Coordenação Clube de Leitura Teatral António Augusto Barros, Sofia Lobo (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (TAGV) Coprodução A Escola da Noite, TAGV Iniciativa integrada no LIPA — Laboratório de Investigação e Práticas Artística Inscrições para leitores clube.leitura.teatral@gmail.com Fotografia Cláudia Morais