30

Out

Qua


15H30
18H30
21H30

Ver Preços

Sessões do Carvão — O Cinema Falado

A Autoria no Cinema — Mostra de Cinema Documental Brasileiro

evento de um dia, numa parceria LIPA/TAGV que traz à Universidade de Coimbra a Investigadora e Professora Cecilia Sayad (University of Kent) juntando uma comunicação académica, o debate crítico e uma mostra de cinema documental de autores brasileiros de uma nova geração, tendo como transversal a ideia da autoria no cinema e da figura do autor enquanto presença assumida no resultado fílmico.

O carvão é escuro. Também estas sessões são escuras, iluminadas apenas pela luz do projetor. Esta atividade propõe um encontro mensal com um convidado, ligado ao ensino, investigação, produção, distribuição, exibição ou preservação do cinema. A projeção de um filme (ou conjunto de filmes) é seguida de um comentário do convidado, que serve de ponto de partida para a conversa posterior com o público. Com esta nova série de Sessões do Carvão, pretende gerar-se discussões críticas sobre o cinema, valorizando o cruzamento entre a investigação e a prática, a experiência e o discurso.

 

15h30 Autoria como Performance
Convidada Cecilia Sayad, University of Kent (UK)

As Últimas Conversas
Filme de Eduardo Coutinho (2015, 1h30)
Último filme dirigido por Eduardo Coutinho. A partir de entrevistas feitas com jovens estudantes brasileiros, o realizador tenta entender como pensam, como sonham e como vivem os adolescentes de hoje.

 

18h30 A auto-inscrição do autor
Convidado Sérgio Dias Branco, Universidade de Coimbra, CEIS20 (PT)
Conversa pós-filmes

Boca de Fogo
Filme de Luciano Perez Fernandez (2017, 9’)
Cidade de Salgueiro, sertão de Pernambuco, Brasil. Na arquibancada, o sol castiga os torcedores. No rádio, Boca de Fogo incendeia a transmissão. O futebol como nunca visto antes.

Abissal
Filme de Arthur Leite (2016, 17′)
Partindo do projeto de pesquisa da vida de um avô que nunca conheceu, o cineasta cearense Arthur Leite começa a investigar a história da própria família. Quanto mais mergulha nela, mais se afasta da ideia original, percebendo que a personagem, na verdade, é sua avó, Rosa que, diante de uma câmara, dispõe-se a fazer revelações inesperadas sobre esse passado desconhecido.

O Futebol
Filme de Sérgio Oskman, Carlos Mugiro (2015, 1h15)
O filme acompanha o Mundial de Futebol 2014, que aconteceu no Brasil, sob uma perspetiva diferente. Separados durante 20 anos, pai e filho reencontram-se e tentam uma reaproximação através do futebol.

 

21h30 O Autor e o País
Convidada Michelle Sales (CEIS20/ UFRJ)
Conversa pós-filmes

Travessia
Filme de Safira Moreira (2017, 4′)
Parte da busca pela memória fotográfica das famílias negras e assume uma postura crítica e afirmativa diante da quase ausência e da estigmatização da representação do negro.

Brasil
Filme de Letícia Simões (2018, 9′)

Quem Matou Eloá?
Filme de Lívia Perez (2015, 25′)
Em 2009, Lindemberg Alves, de 22 anos, invadiu o apartamento da ex-namorada, Eloá Pimentel, de 15 anos, armado, mantendo-a refém por cinco dias. O crime foi amplamente transmitido pelos canais de televisão. O filme faz uma análise crítica sobre a violência e a abordagem da media televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o sétimo num ranking de países que mais matam mulheres.

Por Detrás da Linha de Escudos
Filme de Marcelo Pedroso (2017, 1h40)
Documentarista “engajado” em ideais de esquerda num país em plena convulsão política, o diretor Marcelo Pedroso decide fazer um documentário no Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco. Trata-se da unidade policial treinada para lidar com multidões, atuando na repressão dos chamados distúrbios civis — categoria que inclui protestos e manifestações. Enquanto acompanha algumas operações de rotina e treinamentos no batalhão, ele passa a sentir na pele os efeitos da aproximação e começa a buscar formas de não se deixar capturar pelos encontros realizados no interior da corporação.”

 

Data

30, Outubro 2019

Horário

15H30, 18H30, 21H30

Duração

Faixa etária

Preço

entrada livre

Local auditório TAGV

Coordenação A Autoria no Cinema — Mostra de Cinema Documental Brasileiro Luísa Neves Soares

 

Coordenação Sessões do Carvão Sérgio Dias Branco, Luísa Lopes

Produção Faculdade de Letras da UC (Curso de Estudos Artísticos e Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas/LIPA), TAGV

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Música

João Só — Só 10 Anos