14

Dez

Ter


18H00

DURAÇÃO


2h00

Ver Preços

Teatro sobre Ciência: Teoria e Prática

De Miguel Gomes

uma história que começou há 50 anos em Moçambique, algum tempo antes da Guerra Colonial, e reza assim: "Aurora tinha uma fazenda em África no sopé do monte Tabu...

Três mulheres a viver num prédio antigo na cidade de Lisboa: Aurora é uma idosa temperamental e excêntrica; Santa, a empregada cabo-verdiana; e Pilar, uma vizinha dedicada. Sentindo o fim a aproximar-se, Aurora faz-lhes um pedido invulgar: quer encontrar-se com Gianluca Ventura, alguém que até àquele momento ninguém sabia existir. Assim, dispostas a cumprir o desejo da velha senhora, Santa e Pilar acabam por descobrir que os dois viveram uma história de amor e crime no passado.

Realizado por Miguel Gomes (“Aquele Querido Mês de Agosto”), o filme, em competição na Berlinale de 2012, foi aplaudido pelo público e pela crítica, acabando por receber o prémio da crítica, atribuído pela Fipresci. Filmado a preto e branco, é uma coprodução de Portugal, Alemanha, Brasil e França, contando com a participação dos atores Teresa Madruga, Laura Soveral, Ana Moreira, Carloto Cotta, Isabel Cardoso, Ivo Müller e Manuel Mesquita.

Miguel Gomes (Lisboa, 1972) trabalha como crítico de cinema entre 1996 e 2000. Realiza várias curtas e estreia-se na realização de longa-metragem com “A Cara Que Mereces” [2004];”Aquele Querido Mês de Agosto” [2008] e “Tabu” [2012] vêm confirmar o seu sucesso e projeção internacional. “Tabu” estreia em cerca de 50 países e vence mais de uma dezena de prémios. Retrospetivas da sua obra tiveram lugar na Viennale, BAFICI, Turim, Alemanha e EUA. “As Mil e Uma Noites” [2015], um filme em três volumes, estreia na edição de 2015 da Quinzena dos Realizadores.

Data

14, Dezembro 2021

Horário

18H00

Duração

2h00

Faixa etária

M12

Preço

entrada gratuita

Bilheteira TAGV 1 hora antes dos espetáculos e 30 minutos antes das sessões de cinema. Encerra 30 minutos após o seu início

Local auditório TAGV

com Teresa Madruga, Laura Soveral, Ana Moreira

origem Alemanha, França, Portugal, Brasil, 2012

Festival Internacional de Cinema de Berlim 2012 Prémio da crítica, Prémio Alfred Bauer

sessão especial integrada Plano Nacional de Cinema dinamizado pela Direção-Geral da Educação, Instituto do Cinema e Audiovisual e Cinemateca Portuguesa.

conversa pós-filme Ivan Villarmea