fado, maxixe, marrabenta ou o choro, géneros musicais que cruzaram o Atlântico. O repertório apresenta recriações de músicas originalmente gravadas pelas indústrias fonográficas brasileiras e portuguesas
O concerto coloca em evidência os géneros musicais que cruzaram o Atlântico tais como fado, maxixe, marrabenta ou o choro. O repertório apresenta recriações de músicas originalmente gravadas pelas indústrias fonográficas brasileiras e portuguesas deste perÃodo, entre estes estão a pianista brasileira Chiquinha Gonzaga, que morou em Portugal entre os anos de 1906 e 1909, e publicou diversas peças em Lisboa; o maestro e violinista brasileiro Nicolino Milano, autor do célebre Fado Liró; o compositor português Carlos Calderón, pioneiro da fonografia em Portugal e também compositor teatral; o instrumentista português António Francisco da Conceição; ou a cantora portuguesa Ester de Abreu. A recriação deste repertório é apresentada com arranjos especialmente escritos para este concerto por Jayme Vignoli e Marcilio Lopes, arranjadores brasileiros da Casa do Choro do Rio de Janeiro.
O Clube do Choro do Porto é composto por Francisco Bastos (flauta), Saulo Giovannini (vibrafone), Klênio Barros (trombone), Pedro Aragão (bandolim), João Pitta (violão de 6 cordas), Vinicius Lucena (violão de 7 cordas) e Felipe Bastos (bateria) para além de contar com a participação da cantora portuguesa PatrÃcia Lestre.
Data
28, Janeiro 2023
Horário
21H30
Duração
1h00
Faixa etária
M6
Preço
€7
€5Â
descontos TAGV
< de 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional do espetáculo, parcerias TAGV
Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissÃveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis
Local palco TAGV (lotação limitada)
flauta Francisco Bastos
trombone Klênio Barros
violão João Júnior Pitta
violão e cavaquinho Vinicius Lucena
vibrafone Saulo Giovannini
bandolim Pedro Aragão
bateria Felipe Bastos
canto Patricia Lestre
direção musical Pedro Aragão
arranjos Jayme Vignoli, Marcilio Lopes
instalação fonográfica Isaac Raimundo
coprodução 23 Milhas , Teatro Académico de Gil VicenteÂ
o concerto é uma das iniciativas do projeto de pesquisa LiberSound: Práticas inovadoras para libertação da memória sonora (PTDC/ART-PER/4403/2020), financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) e desenvolvido pelo Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança (INET-md) na Universidade de Aveiro