em meados do século XVI, Lisboa é uma cidade cosmopolita, onde o apogeu de um poder que a expansão trouxera começa a esboroar-se, ao mesmo tempo que se instala a rigidez de uma Inquisição cada vez mais prepotente
Adaptação livre do conto “Der Findling”, de Heinrich von Kleist (em Portugal foi publicado com o título “O Órfão”, numa tradução de José Maria Vieira Mendes), “A Criança” é a primeira longa-metragem de Marguerite de Hillerin e Félix Dutilloy-Liégeois, também autores do argumento.
Em meados do século XVI, Lisboa é uma cidade cosmopolita, onde o apogeu de um poder que a expansão trouxera começa a esboroar-se, ao mesmo tempo que se instala a rigidez de uma Inquisição cada vez mais prepotente.
Perto de Lisboa, Bela (João Arrais), um adolescente adotado por um casal franco-português de abastados negociantes, vive uma intensa história de amor com Rosa (Inês Pires Tavares) e uma história de amizade com Jacques, amigo dos pais adotivos. Bela tenta encontrar o seu lugar, mas uma sucessão de acontecimentos incontroláveis (causados por equívocos, ambiguidades, ciúmes), conduzem ao desastre.
Marguerite de Hillerin surge em “Le Sommeil de la terre” de Félix Dutilloy-Liégeois. A partir daí, Félix e Marguerite têm vindo a partilhar as suas ideias, a imaginar em conjunto novas histórias e modos de as contar. Escreveram e realizaram juntos os filmes “Au Mont e Les Ruines en été”, onde temas como o desaparecimento, os segredos e os silêncios vão de encontro aos temas de “A Criança”.
Félix Dutilloy-Liégeois escreveu e realizou, com Marguerite de Hillerin, “Au Mont” (2018). Em Agosto de 2019, Marguerite e Félix dirigem uma média-metragem, “Les Ruines en été”, que narra o regresso de um irmão a uma família enlutada pela morte de um filho. Este filme permitirá à dupla de realizadores abordar os temas fundamentais de “A Criança”.
Data
14, Fevereiro 2022
Horário
21H00
Duração
1h50
Faixa etária
M14
Preço
€5
€3,5 < 25, estudante, > 65, comunidade UC, rede alumni UC, grupo ≥ 10, desempregado, profissional do espetáculo, parcerias
Sessão 14 fevereiro/Dia dos Namorados
aquisição 1 bilhete + oferta de 1 bilhete (para 1 das sessões de cinema do dia 14 de fevereiro/oferta limitada a 10 bilhetes)
Bilheteira TAGV 1 hora antes dos espetáculos e 30 minutos antes das sessões de cinema. Encerra 30 minutos após o seu início
+ info bilheteira@tagv.uc.pt
Local auditório TAGV
com Grégory Gadebois, João Arrais, Maria João Pinho
origem Portugal, França, 2021
Festival de Cinema de Roterdão Seleção Oficial Em Competição
falado em português
estreia e exibição em exclusivo, em Coimbra, no TAGV
conversa pós-filme com os atores João Arrais e Inês Pires Tavares (sessão 14 de fevereiro, às 21h00)