
documentário sobre a guitarra de Coimbra que nos narra os caminhos deste instrumento musical
Soraia Simões de Andrade é a autora do documentário sobre a guitarra de Coimbra que nos narra os caminhos deste instrumento musical desde o berço até à contemporaneidade. Uma reflexão pessoal sem restrições, onde a representação das mulheres, os mais importantes construtores, a boémia, a história coimbrã e a diversidade dos contextos culturais em que se insere a guitarra de Coimbra, popularizada por Artur e Carlos Paredes em Lisboa e no resto do mundo, têm palco. O desafio do documentário é contar a história deste património imaterial da Coimbra popular, com a ajuda de intérpretes mulheres e intérpretes homens, documentos inéditos, estudiosos, espaços de referência e… a poesia que lhe subjaz.
Soraia Simões de Andrade escritora e investigadora independente. Publicou RAPublicar. A micro-história que fez História numa Lisboa adiada e Fixar o (in) visível. Os primeiros passos do RAP em Portugal (Editora Caleidoscópio). Co-dirige o coletivo associação Mural Sonoro fundado em 2014 com o objectivo de criar as suas propostas ou co-criar “sem jugo de entidades cujas premissas não corrobore”. Mestre e PhD em História Contemporânea; pós-graduada em Estudos de Música Popular (etnomusicologia) pela FCSH NOVA; a finalizar uma tese de doutoramento (bolseira FCT) entre textos, música, História das Ideias e Filosofia. Foi distinguida com o Megafone – João Aguardela Música para Uma Nova Tradição SPA em 2014 e investigadora integrada, a convite da direção, no Instituto de História Contemporânea de 2015 a 2020. Optou por se desvincular para se dedicar a este coletivo. Escreveu e realizou o documentário A Guitarra de Coimbra para a RTP2; escreveu e foi co-performer em Acúleo (CD edição AH!). Colaborou com o Museu da Música de 2012 a 2016; o doutoramento Materialidades da Literatura/FLUC (Variações sobre António); e o musicólogo Bruno Madureira no encontro internacional Bandas e Músicas para Sopros (Antena 2, IHC, UC); fez trabalhos de revisão de texto para a Editora Caleidoscópio, a revista de Musicologia espanhola Estudios Bandísticos, outros. Dirigiu a Revista Mural Sonoro (Editora Caleidoscópio).
Data
08, Janeiro 2020
Horário
18H00
Duração
53 min
Faixa etária
para todos os públicos
Preço
entrada gratuita
Local auditório TAGV
De Soraia Simões de Andrade Origem Portugal, 2017 Conversa pós filme com a autora Soraia Simões de Andrade e Sérgio Dias Branco (Estudos Fílmicos FLUC, LIPA) Fotografia João Fontes