o projeto, em vez de contar com atores, passa a envolver oito jovens dramaturgos dos países parceiros, sendo desenvolvido online durante um ano, de julho de 2020 a junho de 2021
A decisão de adiar a École des Maîtres, que contaria no ano de 2020 com a direção do encenador argentino Claudio Tolcachir, é acompanhada pelo anúncio de um projeto alternativo, implementado desde julho de 2020.
Um projeto especial, projetado para se adaptar a este novo momento. A direção artística da École des Maîtres decidiu reorientar o projeto para o campo da escrita para Teatro. O mestre desta edição é o dramaturgo italiano Davide Carnevali e o projeto, em vez de contar com atores, passa a envolver oito jovens dramaturgos dos países parceiros, sendo desenvolvido online durante um ano, de julho de 2020 a junho de 2021.
Para este curso, cada participante – dois de cada país – produz um texto de literatura dramática, que será posteriormente traduzido para italiano, francês, português e apresentado nos diferentes países parceiros da École des Maîtres.
Até 14 de junho de 2021 decorrerá o trabalho de escrita e encontros online com Davide Carnevali. Uma série de leituras encenadas dos textos estão previstas em cada um dos espaços parceiros num calendário ainda a definir.
A École des Maîtres, projeto de referência na programação do Teatro Académico de Gil Vicente nos últimos anos e um dos projetos internacionais mais significativos, conta a partir de 2019 com o Teatro Nacional D. Maria II como um dos seus organizadores.
Com Davide Carnevali (Itália)
Curso A Palavra e o Corpo Ausente – Laboratório de Dramaturgia em Estado de Exceção
Data
10 - 14, Junho 2021
Horário
—Duração
—
Faixa etária
—
Preço
—
Local online
Parceiros do projeto e direção artística CSS Teatro stabile di innovazione del Friuli Venezia Giulia (Itália), CREPA – Centre de Recherche et d’Expérimentation en Pédagogie Artistique (CFWB/Bélgica), Teatro Nacional D. Maria II, TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (Portugal), La Comédie de Reims – Centre Dramatique National, Comédie de Caen – Centre Dramatique National de Normadie (França)
Com o apoio MiBACT – Direzione Generale Spettacolo, Regione Autonoma Friuli Venezia Giulia – Direzione centrale cultura, sport e solidarietà, Fondazione Friuli (Itália) Com a participação Accademia Nazionale d’Arte Drammatica Silvio d’Amico, Short Theatre, Teatro di Roma, ERPAC – Ente Regionale Patrimonio Culturale Friuli Venezia Giulia (Itália); Théâtre de Liège – Centre européen de création théâtrale et chorégraphique, Centre des Arts scéniques, Ministère de la Communauté française – Service général des Arts de la scène, Wallonie-Bruxelles Internacional (CFWB/Bélgica); Ministère de la Culture et de la Communication, Fonds d’Assurance Formation des Activités du Spectacle (França); Universidade de Coimbra (Portugal)