27

Jul

31

Dec

Seg

Ver Preços

A Palavra e o Corpo Ausente

Laboratório de Dramaturgia em Estado de Exceção

o projeto, em vez de contar com atores, passará a envolver oito jovens dramaturgos dos países parceiros, sendo desenvolvido remotamente durante um ano, a partir de julho de 2020

A decisão de adiar a École des Maîtres, que contaria este ano com a direção do encenador argentino Claudio Tolcachir, é acompanhada pelo anúncio de um projeto alternativo, que será implementado desde já. Um projeto especial, projetado para se adaptar a este novo momento. A direção artística da École des Maîtres decidiu reorientar o projeto para o campo da escrita para Teatro. O mestre desta edição passará então a ser o dramaturgo italiano Davide Carnevali e o projeto, em vez de contar com atores, passará a envolver oito jovens dramaturgos dos países parceiros, sendo desenvolvido remotamente durante um ano, a partir de julho de 2020.

Para este curso, cada participante – dois de cada país – irá produzir um texto de literatura dramática, que será posteriormente traduzido para italiano, francês e português e apresentado nos diferentes países parceiros da École des Maîtres.

Projeto de referência na programação do Teatro Académico de Gil Vicente nos últimos anos e um dos projetos internacionais mais significativos, a École des Maîtres conta a partir de 2019 com o Teatro Nacional D. Maria II como um dos seus organizadores.

Data

27 - 31, Dezembro 2020

Horário

Duração

Faixa etária

Preço

Local online

Com Davide Carnevali (Itália) Curso A Palavra e o Corpo Ausente – Laboratório de dramaturgia em estado de exceção

Calendário do projeto 20 mai — 12 jun 2020 Período para candidaturas até 17 jul 2020 Comunicação dos dois selecionados 27 jul Primeiro encontro online com Davide Carnevali ago 2020 — jun 2021 Duas reuniões mensais online, na primeira e terceira segunda-feira de cada mês. Consistirão em reuniões e debates coletivos e em tutorias pessoais, a pedido daqueles que necessitem.

Prevê-se uma reunião presencial com todos os participantes em local a indicar, nos dias: 16 — 18 out 2020 ou 15 — 17 jan 2021

01 mar 2021 Entrega de uma primeira versão completa, mas não definitiva, do texto, por cada um dos participantes.

até 14 jun 2021 Continuação do trabalho de escrita e encontros online com Davide Carnevali. A 14 de Junho, os oito jovens dramaturgos entregarão a versão final do texto para posterior tradução para as línguas Francesa, Italiana e Portuguesa. Uma série de leituras encenadas dos textos estão previstas em cada um dos espaços parceiros num calendário ainda a definir.

Parceiros do projeto e direção artística CSS Teatro stabile di innovazione del Friuli Venezia Giulia (Itália), CREPA – Centre de Recherche et d’Expérimentation en Pédagogie Artistique (CFWB/Bélgica), Teatro Nacional D. Maria II, TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (Portugal), La Comédie de Reims – Centre Dramatique National, Comédie de Caen – Centre Dramatique National de Normadie (França) Com o apoio MiBACT – Direzione Generale Spettacolo, Regione Autonoma Friuli Venezia Giulia – Direzione centrale cultura, sport e solidarietà, Fondazione Friuli (Itália) Com a participação Accademia Nazionale d’Arte Drammatica Silvio d’Amico, Short Theatre, Teatro di Roma, ERPAC – Ente Regionale Patrimonio Culturale Friuli Venezia Giulia (Itália); Théâtre de Liège – Centre européen de création théâtrale et chorégraphique, Centre des Arts scéniques, Ministère de la Communauté française – Service général des Arts de la scène, Wallonie-Bruxelles Internacional (CFWB/Bélgica); Ministère de la Culture et de la Communication, Fonds d’Assurance Formation des Activités du Spectacle (França); Universidade de Coimbra (Portugal)