apresentação da programação do Festival — espetáculos, leituras, seminários, oficina, debate, teleteatro e peças radiofónicas
Apresentação da programação do Festival com a presença de Mickaël de Oliveira (Diretor artístico do END), Maria Inês Marques (Assistente de Programação END) e Fernando Matos Oliveira (Diretor do TAGV).
2019 assinala a 4ª edição do Festival bianual Encontros de Novas Dramaturgias (Festival END), que se junta novamente ao Teatro Académico de Gil Vicente, em articulação com outras estruturas culturais da cidade de Coimbra, para pensar e divulgar a criação de novos textos para palco. O Festival END apresenta, durante 3 dias, alguma da mais recente produção de dramaturgia em Portugal, respeitando a diversidade estética dos seus autores e convocando outros lugares onde também reside a literatura, como a performance ou a dança. A presente edição continua assim a dar conta e interrogar as várias dimensões da literatura nas artes do palco.
De 27 a 29 de Março, a programação reúne 20 textos e autores, através de diversos formatos: seminários (“O Que É um Autor?”), leituras participativas, espetáculos, uma oficina de criação (“Vocabulário”), exibição de peças de teleteatro (“A Peça Que Faltava”/”Última Sessão”) e radiofónicas (“Radiodrama”), e ainda um debate sobre o “Ensino da Dramaturgia nas Artes Performativas”, numa perspetiva transdisciplinar. A edição de 2019 inclui o ciclo Ida&Volta, com autores que abordam – cada um a partir dos seus territórios – a ideia de viagem e de fronteira, num largo triângulo que desenha a sua geometria e geopolítica entre Portugal, o Brasil e o Irão.
O Festival END contempla igualmente o projeto “Escola do Espectador Emancipado”, marca de uma parceria entre o Festival e escolas profissionais e do ensino superior, convidadas a assistirem às várias iniciativas da programação. Esta colaboração procura reforçar a ponte entre a reflexão, o ensino e as práticas de escrita e dramaturgia que compõem o panorama das artes performativas contemporâneas, ao acolher dezenas de alunos e professores de todo o país e promover o diálogo direto entre autores e alunos.
Esta 4ª edição, que assinala igualmente dez anos de existência do Colectivo 84, apresenta o trabalho dos autores Ana Moreira, André Murraças, Calos J. Pessoa, Cláudia Lucas Chéu, Diego Bagagal, Jacinto Lucas Pires, Jorge Louraço Figueira, Jorge Palinhos, José Maria Vieira Mendes, Lígia Soares, Marta Freitas, Miguel Castro Caldas, Nassim Soleimanpour, Olga Roriz, Patrícia Portela, Raquel André, Ricardo Neves-Neves, Rui Pina Coelho, Sónia Baptista e Tiago Cadete. Para além dos nomes citados, o projeto “Primeiros” tem por vocação divulgar os exercícios de jovens dramaturgos, em contexto formativo, numa colaboração com a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo.
Data
27, Março 2019
Horário
11H00
Duração
40 min
Faixa etária
para todos os públicos
Preço
Entrada livre
Local Café TAGV
Direção artística Mickaël de Oliveira
Assistência de programação Maria Inês Marques
Direção de produção Colectivo 84 Maria Albergaria
Direção TAGV Fernando Matos Oliveira
Direção de produção TAGV Elisabete Cardoso
Apoio à produção Cláudia Morais
Direção de comunicação TAGV Marisa Santos
Direção técnica TAGV José Martins
Design gráfico Bürocratik
Produção Colectivo 84
Coprodução Teatro Académico de Gil Vicente
Apoio Ministério da Cultura/DGArtes
Parceria Café TAGV , Câmara Municipal de Coimbra , Casa da Escrita , Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mala voadora, RDP África, RTP 2, RUC Rádio Universidade de Coimbra, Teatro da Garagem
Instituições acolhidas n’A Escola do Espectador Emancipada Academia Contemporânea do Espetáculo (Porto/Vila Nova de Famalicão), Balleteatro (Porto), Colégio de São Teotónio (Coimbra), Escola Superior de Arte Dramática da Galiza (Galiza), Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Porto), Escola Superior de Teatro e Dança 8Lisboa9, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa), Universidade de Aveiro (Aveiro), Universidade de Évora (Évora)
Fotografia Cláudia Morais