um retrato vibrante da condição de alienação de indivíduos inseridos no ritmo acelerado da vida distorcida da cidade
Num cenário urbano noturno, Wong Chi Ming é um assassino a soldo que tenta deixar a sua ocupação. Entre uma relação ambígua com a sua parceira profissional e um encontro com uma prostituta, a sua vida cruza-se com histórias de outras personagens que deambulam nas ruas de Hong Kong. Ao longo de episódios excêntricos e de referências à cultura pop, Anjos Caídos é um retrato vibrante da condição de alienação de indivíduos inseridos no ritmo acelerado da vida distorcida da cidade.
Ao longo de episódios excêntricos e de referências à cultura pop, com várias personagens que deambulam pelas ruas de Hong Kong, Anjos Caídos é um retrato vibrante da condição de alienação dos indivíduos no ritmo acelerado da vida distorcida da cidade.
No universo de Wong Kar Wai, estas personagens não devem ser consideradas apenas personagens-tipo de melodrama. Pelo contrário, são personagens cuja singularidade melodramática se liga intimamente com as obsessões temáticas e teóricas do cineasta, nomeadamente a memória, a experiência, a descoincidência e a assincronia. De alguma forma, todos os filmes de Wong Kar Wai trabalham estes problemas sob diversas configurações. — José Bértolo, À Pala de Walsh.
Entre o desejo e o “coração partido”, não esquecemos as personagens de Wong Kar Wai, pessoas comuns “à beira do amor ou da perfeita solidão” [Manuel Gusmão], que nos hipnotizam na “prodigiosa elegância em que se movem” em filmes que nos prendem pelo encantamento. Os segredos e os sonhos, as cores, a música, uma câmara também “corpo”, os “mise en abîme” e a extraordinária utilização do “slow motion” como resposta à velocidade e ao esquecimento, criam ambientes singulares que nos seduzem e emocionam, que nos arrebatam a alma.
O realizador deixa-se inspirar pela literatura (Murakami ou o latino-americano Manuel Puig – a narrativa fragmentada, os pontos de vista múltiplos), pela música de Nat King Cole, dos Turtles e outros, por filmes. Os encontros e desencontros amorosos, com os seus mistérios e contradições, o arrependimento pelos erros cometidos, uma solidão agridoce, as memórias que o amor deixa quando desaparece, a imaginação como motor do desejo, um erotismo que se torna ainda mais poderoso quando não se concretiza.
Revisitamos esta obra singular e vertiginosa, multipremiada nos mais importantes festivais de cinema em três dos seus filmes mais importantes, restaurados digitalmente sob a supervisão do realizador: Disponível Para Amar, Chungking Express e Anjos Caídos.
Data
29, Maio 2023
Horário
18H00
Duração
1h39
Faixa etária
M16
Preço
€5
€3,5
descontos TAGV
< de 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional do espetáculo, parcerias TAGV
Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis
Local auditório TAGV
com Leon Lai, Michelle Reis, Takeshi Kaneshiro, Charlie Yeung, Karen Mok
origem China, 1995
Prémios de Cinema de Hong Kong Melhor Atriz Secundária, Melhor Fotografia, Melhor Banda Sonora
cópia digital restaurada
ciclo I’M IN THE MOOD FOR LOVE — O corpo e o desejo no cinema de Wong Kar Wai