esta tragédia reflete o conflito entre as leis divinas, encarnadas em AntÃgona, e as leis humanas
Após o confronto entre os dois filhos de Édipo, Etéocles e Polinices, que morreram à s mãos um do outro numa luta pelo trono de Tebas, Creonte sobe ao poder. O seu primeiro édito diz respeito aos rituais fúnebres dos dois Labdácidas. Foi promulgado que Etéocles receberia todos os rituais devidos aos mortos e aos deuses. Quanto a Polinices, foi declarado que o seu corpo ficaria sem sepulcro, entregue à s aves de rapina. AntÃgona rebela-se contra a vontade do novo soberano e é condenada à morte. Esta tragédia reflete o conflito entre as leis divinas, encarnadas em AntÃgona, e as leis humanas, determinadas pelo arbÃtrio de Creonte.
Depois da edição cancelada em 2020, retomamos a MTU21 Mostra de Teatro Universitário dando continuidade a uma coprodução entre o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e os grupos de teatro universitário de Coimbra, CITAC, GEFAC, TEUC e ThÃasos. A edição #10 conta com a participação especial da Universidade de Évora e da Universidade Nova de Lisboa. A Mostra de Teatro Universitário pretende contribuir para a criação de um espaço comum de reflexão e de apresentação de projetos com origem na Universidade de Coimbra. Esta iniciativa conta com a colaboração decisiva dos grupos que vêm contribuindo para a vida teatral na academia e representa o primeiro passo na (re)construção de um evento de referência no âmbito do teatro universitário em Portugal.
Data
22, Junho 2021
Horário
19H00
Duração
50 min.
Faixa etária
M12
Preço
€2
Bilheteira TAGV 1 hora antes dos espetáculos e 30 minutos antes das sessões de cinema. Encerra 30 minutos após o seu inÃcio
Local auditório TAGV
De Sófocles
Encenação Ricardo Acácio
Adaptação a partir da tradução Maria Helena da Rocha Pereira
Coprodução MTU TAGV, CITAC, GEFAC, TEUC, ThÃasos