18

Set

Qua


18H30

DURAÇÃO


1h00

Ver Preços

Re: Antígona

Direção de Anne-Cécile Vandalem / École des Maîtres

como é que estas histórias fizeram para sobreviver ao silêncio, para se tornarem estas centelhas precárias, mas bem vivazes, que assombram agora as nossas memórias, os nossos sonhos, e nos recordam os tremores da nossa humanidade?

O tema da assombração estará no centro do trabalho: quais são as narrativas enterradas, as histórias-fantasma que as nossas narrações dominantes nos impedem de ouvir? À medida que o nosso presente ganha fissuras, as grandes narrativas que ainda ontem nos sustentavam revelam hoje a sua obsolescência. A partir destas falhas, hoje inegáveis, reaparecem as narrativas minoritárias, inaudíveis e invisíveis, voltando para nos assombrar. Como é que estas histórias fizeram para sobreviver ao silêncio, para se tornarem estas centelhas precárias, mas bem vivazes, que assombram agora as nossas memórias, os nossos sonhos, e nos recordam os tremores da nossa humanidade? Como é que podemos escutá-las, pormo-nos ao seu serviço, disponibilizarmo-nos para a sua continuação? Que mecanismos devem ser concebidos para que estas recriações possam ser efetuadas? Em que condições podemos aprender com elas? A partir de relatos contemporâneos, reais e ficcionais, e da sua reconstituição, procuraremos compreender as condições de recriação e releitura dos acontecimentos, para que da sua reativação surjam novas versões, menos polarizadas, capazes de abrir caminho a uma zona intermédia, de perturbação, onde outras formas de coexistência se revelem possíveis.

 

Anne-Cécile Vandalem é a encenadora convidada para dirigir a 32.ª edição da École des Maîtres. Depois de estudar representação no Conservatório Real de Liège (Bélgica), iniciou a sua carreira de atriz com vários encenadores e coletivos de teatro belgas. Foi em 2003 que iniciou o seu trabalho de escrita dramática. Desde então, a ficção tornou-se a forma preferida da autora. Anne-Cécile Vandalem também trabalha no estrangeiro, nomeadamente na Schaubühne de Berlim (Alemanha). Em 2024, Anne-Cécile iniciou um novo ciclo de criações, Des mondes hantés, de onde sairão os próximos espetáculos, La Fête e Tremblements. Anne-Cécile Vandalem está também a trabalhar na adaptação de uma das suas peças para o cinema.

 

A École des Maîtres, criada por Franco Quadri (1990), é um dos mais importantes projetos internacionais de formação teatral avançada. Trata-se de um curso itinerante, com o apoio da Bélgica, de França, de Itália e de Portugal. Desde 2019, é coorganizado em Portugal pelo Teatro Académico de Gil Vicente e pelo Teatro Nacional D. Maria II. Aberto a artistas europeus dos 24 aos 34 anos, põe os selecionados em contacto com criadores de renome, proporcionando o intercâmbio de conhecimentos e de práticas artísticas.

Data

18, Setembro 2024

Horário

18H30

Duração

1h00

Faixa etária

M12

Preço

entrada gratuita / performance falada em inglês

Local TAGV

Direção Anne-Cécile Vandalem

Assistência Céline Gaudier, Pauline Ringeade

Interpretação Ana de Oliveira e Silva (Portugal), Anna Solomin-Ohanian (Bélgica), Camille Plocki (Dramaturga/França), Claudia Bruno (Bélgica), Davide Pascarella (Itália), Egon Di Mateo (Bélgica), Francesca Osso (Itália),  Jonathan Lazzini (Itália), Louis Atlan (Bélgica), Luca D’Arrigo (Itália),  Mariana do Ó (Portugal), Olga Abolina (França), Pedro Nunes (Dramaturgo/Portugal), Roxana Ionesco (Portugal), Teddy Chawa (França), Victoria Lewuillon (Dramaturga/Bélgica)

Parceiros do projeto e direção artística CSS Teatro stabile di innovazione del Friuli Venezia Giulia, Piccolo Teatro di Milano – Teatro d’Europa (Itália), Théâtre de Liège – Centre européen de création théâtrale et chorégraphique (Bélgica), Teatro Nacional D. Maria II, TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (Portugal), Le Quai Centre Dramatique National Angers Pays de la Loire, Comédie – Centre dramatique national de Reims (França)

Com o apoio de MiC Ministero della cultura – Direzione Generale Spettacolo, Regione Autonoma Friuli Venezia Giulia – Direzione centrale cultura, sport e solidarietà, Fondazione Friuli (Itália)

Com a participação de ERPAC – Ente Regionale Patrimonio Culturale Friuli Venezia Giulia (Itália), Centre des Arts scéniques, Fédération Wallonie Bruxelles – Service général de la Création artistique, Wallonie-Bruxelles International, La Loterie Nationale (Bélgica), Ministère de la Culture et de la Communication (França), Universidade de Coimbra (Portugal)

 

Estreia nacional / apresentação única em Portugal do resultado final da École des Maîtres 

Estágio e apresentação pública Udine 2 a 10 set, Milão 12 a 14 set, Coimbra 16 a 19 set, Angers 21 a 24 set, Reims 26 a 28 set

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Ópera

A laugh to cry