Gonçalo M. Tavares e Os Espacialistas conduzem-nos com entusiasmo através do labirinto que é o mundo em que vivemos. Pensar, ver e fazer em palco
Uma conferência-performance de Gonçalo M. Tavares e de Os Espacialistas que parte do livro “Atlas do Corpo e da Imaginação” que atravessa a literatura, o pensamento e as artes, passando pela imagem e por temas como os da identidade, tecnologia; morte e ligações amorosas; cidade, racionalidade e loucura, alimentação e desejo, etc. Um itinerário fragmentado no meio da confusão do mundo, acompanhado por imagens d’Os Espacialistas, coletivo de artistas plásticos, que estão ainda em palco, agindo. Corpos, palavras e imagens.
Neste “Atlas do Corpo e da Imaginação ao Vivo”, Gonçalo M. Tavares revisita ainda, em saltos rápidos, a obra de alguns dos mais importantes pensadores contemporâneos, partindo de Bachelard e Wittgenstein, passando depois por Foucault, Hannah Arendt, Roland Barthes, mas também por escritores como Vergílio Ferreira, Llansol ou Clarice Lispector, entre muitos outros. Arquitectura, arte, pensamento, dança, teatro, cinema e literatura são temas atravessados pelas palavras, imagens e movimentos desta conferência-performance.
Gonçalo M. Tavares e Os Espacialistas conduzem-nos com entusiasmo através do labirinto que é o mundo em que vivemos. Pensar, ver e fazer em palco.
Gonçalo M. Tavares nasceu em 1970, na cidade de Luanda, em Angola. Desde 2001 publicou livros em diferentes géneros literários, estando as suas obras traduzidas para 36 línguas. Os seus livros receberam vários prémios em Portugal e no estrangeiro, de entre os quais destacamos o Prémio José Saramago (2005), o Prémio Portugal Telecom de Literatura (Brasil 2007 e 2011), o Special Price of the Jury of the Grand Prix Littéraire du Web Cultura (França 2010) e o Prix du Meuilleur Livre Étranger 2010 (França), prémio atribuído antes a Robert Musil, Orhan Pamuk, John Updike, Philip Roth, Gabriel García Márquez, Elias Canetti, entre outros. Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, peças radiofónicas, curtas-metragens e objetos de artes plásticas, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura ou teses académicas. Com Os Espacialistas, fez o livro “Atlas do Corpo e da Imaginação” (Editora Caminho).
Os Espacialistas é um projecto laboratorial de investigação teórica e prática das ligações transdisciplinares entre Arte, Arquitectura e Educação com início de actividade em 2008. Substituem o lápis pela máquina fotográfica, enquanto dispositivo de desenho, de pensamento, de perceção e de diagnóstico do espaço natural e construído, cujas ações são reguladas pelo Diário do Espacialista e auxiliadas pelo “Kit Espacialista Por/táctil” que transportam consigo. Entre os trabalhos realizados destacam-se: Projectos de assistência arquitectónica e artística a obras de arquitetura e arte, projetos de arquitetura, exposições de fotografia, vídeos, instalações, espaços cénicos, performances, colaborações literárias, ilustrações fotográficas, residências artísticas, oficinas, seminários e publicações. Apresentados em locais tão diversos como o Museu da Electricidade, Ordem dos Arquitetos – OASRS, Centro Cultural de Belém, São Luiz Teatro Municipal, Teatro do Campo Alegre, Universidade de Belas Artes do Porto e Lisboa, Red Bull House Of Art, 17ª Bienal de Cerveira, Chicago Architecture Biennial 2017 com Aires Mateus, BoCA- Biennial of Contemporary Arts (Lisboa, Porto, Braga), MAM’19 – Mês da Arquitectura da Maia, MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia de Lisboa, Coleção Berardo, e na série documental Atelier d`Arquitectura da RTP2.
Data
10, Março 2020
Horário
21H30
Duração
50 min.
Faixa etária
M16
Preço
€5
€3,5 < 25, estudante, > 65, comunidade UC, rede alumni UC, grupo ≥ 10, desempregado, parcerias
Local auditório TAGV
Cocriação Gonçalo M. Tavares e Os Espacialistas Texto Gonçalo M. Tavares Encenação, desenho de luz Os Espacialistas Imagens Os Espacialistas Som original Ana Lua Caiano Conversa pós-espetáculo com artistas e público Espetáculo integrado na XXII Semana Cultural da Universidade de Coimbra