ATSUMORI é uma peça de dança para um quinteto e um palco luminoso
ΛƬSUMOЯI parte da peça de teatro japonesa noh Atsumori, escrita por Zeami Motokiyo no século XV, para criar um espectáculo ancorado no movimento, na luz e no som, onde se cruzam espectros e memórias, passado e presente, técnicas ancestrais e linguagens futuristas.
Catarina Miranda pegou nesta peça para desenvolver a sua própria narrativa em torno de uma dança fantasmagórica apotropaica, abordando as relações com o mal, o desconhecido, o invisível. O quinteto de bailarinos recorre a palmas, apitos, faíscas, sussurros e chamamentos vocais, enquanto explora o território através de uma coreografia intersticial e rítmica, num jogo de espectros, sombras e metamorfoses. Há ecos e vestígios do gestuário de danças ancestrais e danças sociais contemporâneas, aqui torcidas e reconfiguradas, como se os corpos e o tempo fossem desdobráveis, desmembráveis, transitáveis.
Catarina Miranda constrói, com Letícia Sckrycky e Joana Mário, um espaço cénico vivo, com um piso e um tecto luminosos, amplificados pela composição sonora original de Lechuga Zaphiro. A cenografia desempenha um papel ativo neste jogo de espectros, revelando os corpos que se dissolvem, que se transformam, que procuram emergir e coexistir.
Catarina Miranda (Coimbra, 1982) tem vindo a desenvolver e a apresentar projetos de criação maioritariamente para palco, a partir de discursos ficcionais, cujas linguagens intercetam dança, voz, cenografia e luz, abordando o corpo como um veículo de transformação hipnagógica e de consciência do presente. Do seu percurso destaca as peças Cabraqimera, Dream is the Dreamer, Boca Muralha, Mazezam e Reiposto Reimorto, apresentadas entre o Centre Pompidou/Paris, Palais de Tokyo/ Paris, Fundação Calouste Gulbenkian/Lisboa, Fundação de Serralves/ Porto, Teatro M.Rivoli/ Porto, DanceBox/ Kobe Japão e nos Festivais Dias da Dança, Materiais Diversos, Pays de Danses/ Liège Bélgica, Short Theatre/ Roma, Africologne/ Colónia , Mindelact/ Mindelo, Cabo Verde. Apresentou a exposição POROMECHANICS no Centre Georges Pompidou/Paris, nos Maus Hábitos/90o aniversário Teatro Rivoli (Porto/PT) no Festival Walk&Talk (Açores/PT) e no Teatro São Luiz (Lisboa/Pt); bem como, as instalações visuais DIAGONAL ANIMAL/2019 no Festival Fabrik (Fall River/ EUA); e MOUNTAIN MOUTH /2014 no Dance Box e no Maizuru RB (Kobe/ Maizuru/ JP). Concluiu o mestrado EXERCE no ICI-CCN (Montpellier/Fr) e a licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes do Porto; estudou Teatro NOH, no Kyoto Art Center, Japão. Atualmente frequenta a Pós-Graduação em Media&Performance na ESTC Lisboa/PT.
Data
27, Abril 2024
Horário
21H30
Duração
1h00
Faixa etária
M12
Preço
€7
€5
< 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional da cultura, parceria TAGV
Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis
Local auditório TAGV
Direção artística, coreografia, figurinos Catarina Miranda
Cocriação coreográfica, interpretação Cacá Otto Reuss, Joãozinho da Costa, Lewis Seivwright, Maria Antunes, Mélanie Ferreira
Desenho de luz Joana Mário, Leticia Skrycky
Composição sonora Lechuga Zafiro
Concepção cenográfica Catarina Miranda, Joana Mário, João Brojo, João Ferreira, Leticia Skrycky
Desenho de som José Arantes
Apoio à pesquisa dramatúrgica Carlos Azeredo Mesquita, Ece Canli, Fernando Oliveira, Jonathan Saldanha
Produção executiva João Brojo
Produção Diagonal Animal /PT
Produção e difusão Materiais Diversos /PT
Coprodução Centre Pompidou/ Spectacles Vivant (Paris/FR), Charleroi Danse – Centre chorégraphique de Wallonie-Bruxelles (Bruxelas/BE), Diagonal Animal Associação Cultural (Portugal), One Dance Week Festival (Plovdiv/BG), Teatro Aveirense (Aveiro/PT), Teatro Municipal do Porto (Porto/PT), São Luiz Teatro Municipal (Lisboa/PT), OOPSA (Porto/PT)
Apoio às residências CRL – Central Elétrica (Porto/PT), Centre Chorégraphique National de Caen en Normandie (Caen/FR), Centro Cultural da Malaposta/Minutos Redondos/Câmara Municipal de Odivelas (Odivelas/PT), Montpellier Danse/Agora (Montpellier/ FR), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo/ PT), Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra/PT), Teatro Viriato (Viseu/PT), Teatro Municipal do Porto (Porto/ PT)
Apoio — Shuttle (PT)
Espaço de apresentação/local Teatro Académico de Gil Vicente
Espetáculo integrado Festival Abril Dança Coimbra 2024
Coapresentação com Festival DDD