15

Mai

15

May

Seg


18H00

DURAÇÃO


1h00

Ver Preços

Coimbra Pela Vida

De António Barros

Explora um trabalho consequente, onde o espelhamento de imagens simetrizadas, resgatadas ao quotidiano surge na moldura das pessoas reais e suas peformatividades

Hermann Rorschach (1884-1922), psiquiatra e psicanalista suíço, da linha freudiana, começou por resgatar à sua infância o jogo denominado por Klecksografia e nele inspirou-se para criar, em 1939, o Teste Projetivo de Personalidade.
Conhecido pelo Inkblot Test, e explorando o método da auto expressão, baseado em Freud, formulou um modo de avaliação psicológica pictórica.

Para Rorschach este método começou por ser projetado para fazer refletir partes inconscientes da personalidade gerando, assim, a técnica do Psicodiagnóstico. Se esta foi matéria que inscreveu o livro, de mesmo título, publicado logo antes da sua morte prematura aos 37 anos, tudo surgiu contudo sem a possibilidade do autor apurar, aturadamente, os princípios aí enunciados.
Se para o próprio Rorschach toda esta matéria era ainda dúbia, e dado isso o teste viria a enfrentar múltipla controvérsia e crítica, a realidade é que ainda hoje continua este a ser usado, tendo até influenciado o domínio das artes. Andy Warhol chegou mesmo, em 1984, a criar uma coleção de pinturas a partir dos desígnios enunciados por Rorschach.
Partindo desta contaminação o objeto aqui presente – BASALTO_UMA ARMA DE FOGO – explora um trabalho consequente, tudo onde o espelhamento de imagens simetrizadas, resgatadas ao quotidiano surge na moldura das pessoas reais e suas peformatividades. Aqui o objeto tropeça em alguém que, para conquistar atenção sobre si decidiu incendiar o seu próprio lugar. Basáltico. Lugar onde a leitura, em Artitude, agora se formula. E d_enuncia.

Data

15, Maio 2017

Horário

18H00

Duração

1h00

Faixa etária

todos os públicos

Preço

entrada livre

Local Sala dos Espelhos TAGV

De António Barros Fotografia AB