15

Out

22

Out

Sáb


18H00

Ver Preços

Afro-Portugal: Black Youth, Weaving Identities

Curadoria de Madalena Bindzi

artistas visuais e intérpretes de diversas proveniências, com origem e percurso em contexto pós-colonial

Este evento plástico multidisciplinar explora manifestações artísticas como a imagem, a fotografia, a pintura (reunindo formatos físicos e digitais) e a manipulação têxtil com o objetivo de justapor os diferentes campos artísticos, intercomunicantes. A exposição apresenta artistas visuais e intérpretes de diversas proveniências, com origem e percurso em contexto pós-colonial, propondo uma reflexão sobre ancestralidade, o corpo negro, a família e a memória, essencialmente orientada para o cruzamento de novos eixos de identidade, especialmente nas gerações mais jovens. A exposição integra o programa Afro-Portugal: Contas de Torna-Viagem.

A canção Canto dos Torna-Viagem, de José Mário Branco, interpela as grandes narrativas coloniais que ainda sustentam a identidade nacional portuguesa, a partir do símbolo da viagem de descoberta. A provocação é forte e incisiva no sentido de fazer as contas de uma “Pátria Moratória”que foi deixando “Desperdícios coloniais” entre os seus, e onde chegou e dominou.  É preciso, pois, inverter a perspetiva sobre a história e tentar “ver a coisa/do ponto de vista de quem não chegou”, de quem já estava nas colónias, dos que já cá estão, ou de cá são, sem que a “Pátria imaginária” os reconheça, na sua “consistência vária”. Este amplo programa insere-se, assim, nos debates atuais sobre memória colonial, o racismo, e coloca em destaque as vozes artísticas negras, africanas e afrodescendentes em Portugal, de várias gerações. Inclui performances, exposições, filmes, debates, literatura, música, workshops e ações socioeducativas, culminando na peça Aurora Negra.

Data

15 - 22, Outubro 2022

Horário

18H00

Duração

Faixa etária

para todos os públicos

Preço

entrada gratuita *inauguração 15 de outubro 18h00

Local Casa da Esquina

exposição Black Youth: Weaving Identities *inauguração 15 de outubro 18h00

curadoria Madalena Bindzi

apoio CES, Casa da Esquina

programa Afro-Portugal: Contas de Torna-Viagem

curadoria Catarina Martins (FLUC/CES)

coprodução Teatro Académico de Gil Vicente, A Escola da Noite

parceria Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), Casa da Esquina, Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Doutoramento em Estudos Feministas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Projeto CROME (CES)

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Performance

Afro-Portugal: Nome Próprio