um passeio especial, que começa e termina à porta do Teatro Académico de Gil Vicente, onde se pretende evocar a memória da Alta coimbrã, combinando testemunhos reais, leitura de textos, observação de lugares transformados, pequenas paragens de desenho, escuta e algumas surpresas
“Está uma noite tão linda, vou despedir-me da Alta”, disse António Rodrigues da Costa, que tantos anos depois ainda tinha nos ouvidos o som do eco dos seus passos pela rua. “Ganhava-se amor ao sítio onde se morava, sabe?”
Nesta caminhada ao cair da noite de São Martinho os autores do documentário Salatinas — Histórias da Velha Alta de Coimbra prestam homenagem a um dos seus protagonistas que faleceu no passado dia 5 de outubro, recriando o percurso que descreve no filme, desconstruindo o antigo território da comunidade deslocada nas décadas de 40, 50 e 60 do século passado para dar lugar à Universidade e recuperando a sua aura. Um passeio especial, que começa e termina à porta do Teatro Académico de Gil Vicente, onde se pretende evocar a memória da Alta coimbrã, combinando testemunhos reais, leitura de textos, observação de lugares transformados, pequenas paragens de desenho, escuta e algumas surpresas.
No final, os participantes estão convidados para comer castanhas e beber um pouco de chá num momento de partilha reforçando o sentido de encontro, comunhão e comunidade.
Data
11, Novembro 2025
Horário
18H00
Duração
1h30
Faixa etária
M6
Preço
Participação gratuita
Percurso com cerca de 2 km com início à entrada do TAGV. Dificuldade Baixa. Trajecto inicial ascendente até à Alta, depois plano e descendente de regresso ao TAGV
Número máx. participantes 20 pessoas
Inscrição teatro@tagv.uc.pt
Bilheteira / atendimento presencial
segunda a sexta-feira 14h00 — 20h00
em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois
encerrada aos sábados, domingos e feriados
Local percurso pela cidade
Percurso orientado por Filipa Queirós, Rafael Vieira, Tiago Cerveira