com as suas cores vibrantes e movimento efervescente, Chungking Express marcou o momento de internacionalização de Wong Kar Wai
Sob os neons da paisagem urbana de Hong Kong, duas histórias paralelas exploram a melancolia do amor perdido e a inocência das novas paixões. A primeira narrativa segue o agente 223, um polícia que projecta o seu destino numa colecção de latas de ananás cujo prazo de validade expira a 1 de Maio. Um encontro com uma mulher misteriosa que usa uma peruca loira arranca-o do estado de estagnação em que se encontra. A segunda história desenrola-se em torno do agente 663 e do fim da sua relação com uma assistente de bordo, uma tragédia que chega aos ouvidos do empregado de um snack-bar que começa à procura de formas de o animar.
Sob os neons da paisagem urbana de Hong Kong, duas histórias paralelas exploram a melancolia do amor perdido e a inocência das novas paixões. Com as suas cores vibrantes e um movimento efervescente, Chungking Express marcou o momento da internacionalização de Wong Kar Wai.
Entre o desejo e o “coração partido”, não esquecemos as personagens de Wong Kar Wai, pessoas comuns “à beira do amor ou da perfeita solidão” [Manuel Gusmão], que nos hipnotizam na “prodigiosa elegância em que se movem” em filmes que nos prendem pelo encantamento. Os segredos e os sonhos, as cores, a música, uma câmara também “corpo”, os “mise en abîme” e a extraordinária utilização do “slow motion” como resposta à velocidade e ao esquecimento, criam ambientes singulares que nos seduzem e emocionam, que nos arrebatam a alma.
O realizador deixa-se inspirar pela literatura (Murakami ou o latino-americano Manuel Puig – a narrativa fragmentada, os pontos de vista múltiplos), pela música de Nat King Cole, dos Turtles e outros, por filmes. Os encontros e desencontros amorosos, com os seus mistérios e contradições, o arrependimento pelos erros cometidos, uma solidão agridoce, as memórias que o amor deixa quando desaparece, a imaginação como motor do desejo, um erotismo que se torna ainda mais poderoso quando não se concretiza.
Revisitamos esta obra singular e vertiginosa, multipremiada nos mais importantes festivais de cinema em três dos seus filmes mais importantes, restaurados digitalmente sob a supervisão do realizador: Disponível Para Amar, Chungking Express e Anjos Caídos.
Data
15, Maio 2023
Horário
18H00
Duração
1h42
Faixa etária
M12
Preço
€5
€3,5
descontos TAGV
< de 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional do espetáculo, parcerias TAGV
Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis
Local auditório TAGV
com Tony Chiu-Wai Leung, Brigitte Lin, Faye Wong, Takeshi Kaneshiro
origem China, 1994
Festival Internacional de Cinema de Estocolmo Prémio FIPRESC, Melhor Atriz
Prémios de Cinema de Hong Kong Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator, Melhor Edição de Filme cópia digital restaurada
ciclo I’M IN THE MOOD FOR LOVE — O corpo e o desejo no cinema de Wong Kar Wai