02

Nov,2023

03

Nov,2023

04

Nov,2023

Qui


18H30

Sex


18H30

Sáb


18H30

Ver Preços

Futuros e Assombrações

Ciclo com Elizabete Francisca, Joana Castro e Os Possessos

ciclo de performance arte inspirado no espetáculo Manifestos Para Depois do Fim do Mundo

Futuros e Assombrações é um ciclo de performance arte inspirado no espetáculo Manifestos Para Depois do Fim do Mundo, um espectáculo d’Os Possessos, que tem como ponto de partida a investigação, tradução e interpretação de manifestos políticos escritos depois de 2000. 

Estes textos, de um modo geral, ao mesmo tempo que nos apontam vários caminhos possíveis, são assombrados pela ideia de que o futuro, tal como o imaginámos foi cancelado, e que mesmo que o possamos ver a desenhar-se ao longe, não o vemos ainda. 

Durante três dias as artistas Elizabete Francisca, Joana Castro e a companhia de teatro Os Possessos ocupam diferentes espaços do TAGV com intervenções artísticas que reflitam sobre o futuro, desdobrando temáticas fundamentais abordadas nestes manifestos, como a igualdade de género, a descolonização da arte e do pensamento, as políticas do cuidado, e a luta por melhores políticas sociais. 

 

2 novembro 18h30
Joana Castro

LABIA (Resultado de um residência artística no TAGV)
*apresentação seguida de uma conversa com a artista
Joana Castro desenvolve o seu trabalho entre a dança, a performance e o som, apresentando as suas obras em Portugal, Bélgica, França e Alemanha. Como performer colaborou com Né Barros, Joclécio Azevedo, Carlota Lagido, Victor Hugo Pontes, Ana Borralho e João Galante, Flávio Rodrigues, Joana Providência, Mariana Tengner Barros, entre outros. Em 2012 representa Portugal nos encontros Les Repérages/Danse à Lille e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian integra a residência coreográfica Correios em Movimento/Dança em Trânsito no Rio de Janeiro.

 

3 novembro 18h30
Elizabete Francisca
a besta, as luas
*apresentação seguida de uma conversa com a artista
Os seus trabalhos ligados à conceção de objetos encontra o corpo – a sua inscrição relacional (formal e afetiva) – como o principal motor de reflexão, o que a leva a aprofundar os seus estudos na área da dança contemporânea e na performance. Estuda com Meg Stuart, Deborah Hay, Loïc Touzé, Vera Mantero, Mark Tompkins, Miguel Pereira, Francisco Camacho, Julyen Hamilton, Lisa Nelson, João Fiadeiro, João Tabarra, João Queiróz e Patrícia Portela, entre outros.

 

4 novembro 18h30
Os Possessos
Manifestos Para Depois do Fim do Mundo
*apresentação seguida de uma conversa com a companhia
Os Possessos é a companhia de teatro sediada em Lisboa, em 2014. Atualmente conta com os seguintes membros, Catarina Rôlo Salgueiro, Isabel Costa, João Pedro Mamede, Leonardo Garibaldi, Leonor Buescu e Nuno Gonçalo Rodrigues. Trabalham em torno de projetos teatrais e performativos, tendo por base narrativas universais e a criação de uma ficção comum sobre a realidade entre os artistas e o público.

Data

02, Novembro 2023

03, Novembro 2023

04, Novembro 2023

Horário

18H30

18H30

18H30

Duração

Faixa etária

M12 a confirmar

Preço

entrada gratuita

Local espaços TAGV

Curadoria Isabel Costa, Fernando Matos Oliveira

Uma produção Teatro Académico de Gil Vicente

Ciclo integrado Laboratório LIPA

Fotografia Manifestos Para Depois do Fim do Mundo, Os Possessos

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Laboratório LIPA

Futuros e Assombrações — LABIA