neste jogo de perceção o corpo é povoado por sussurros, rangeres de animais, ruídos de crianças, barulhos de aliens, conversas e espasmos que o confundem e expandem para outras dimensões
Tutuguri é a parte final da peça sonora Para Acabar com o Juízo de Deus que Antonin Artaud interpretou para a rádio em 1947. Artaud profere a sua poesia como um ritual, no qual a linguagem, mais do que significante, se expande e adquire um caráter performativo e encantatório. É a partir desse movimento transformativo do sentido para a sensação que Flora Détraz se concentra propondo a dessincronização entre micro-movimentos e sons que ora escapam, ora se rendem à relação com o gesto. Neste jogo de perceção o corpo é “povoado por sussurros, rangeres de animais, ruídos de crianças, barulhos de aliens, conversas e espasmos”, que o confundem e expandem para outras dimensões. Tutuguri é precedido de um prólogo, Gesächt, que explora os códigos da representação através da figura de uma cantora lírica, de uma diva decadente.
Flora Détraz (Paris, 1988) enquanto performer trabalhou com Marlene Monteiro Freitas, Miguel Pereira, Laurent Cèbe, Cédric Cherdel e Sara Anjo. Começou a desenvolver o seu próprio trabalho em 2013.
Data
09, Fevereiro 2024
Horário
21H30
Duração
20+30 min.
Faixa etária
M6
Preço
€7
€5
< 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional da cultura, parceria TAGV
Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis
Local auditório TAGV (lotação limitada)
Coreografia e conceção Flora Détraz
Desenho de luz Arthur Gueydan
Operação de luz Eduardo Abdala
Produção PLI
Coprodução Materiais Diversos (PT), PACT-Zollverein (DE), Ma scène nationale, Montbéliard (FR), Relais culturel de Falaise (FR), CCN de Caen en Normandie (FR), residencies Ramdam, un centre d’art (fr), Alkantara (PT), Espacio Azala (ES)
Tutuguri foi apoiado por DRAC Normandie, French Institut in Portugal e Fundação Gulbenkian
Curadoria Ciclo Voz e Auralidade Tiago Schwäbl, Fernando Matos Oliveira
Produção Teatro Académico de Gil Vicente
Parceria LIPA — Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas, Centro de Literatura Portuguesa