as mais recentes produções nacionais e internacionais sobre questões ambientais
O único festival de cinema ambiental em Portugal, e um dos festivais de cinema sobre ambiente mais antigos do mundo, apresenta-se, na sua extensão a Coimbra, com as mais recentes produções nacionais e internacionais sobre questões ambientais.
Sex. 26 janeiro
18h30
Mamá
Xun Sero
Enquanto mexicano Tzotzil cresci entre a sacralidade da Virgem de Guadalupe e a Mãe Terra. Como filho, cresci entre o desdém de não ter um pai e culpando a minha mãe por isso mesmo. Mom é um diálogo entre mãe e filho, explorando as contradições de ambos, conhecendo-se e reconhecendo-se um ao outro, refletindo sobre a violência naturalizada e a sua reprodução.
Origem México, 2022 (Documentário) Duração aprox. 1h20
21h30
Dos Ríos
Anais Taracena e Laura Bermúdez
Betty Vásquez Rivera vive numa comunidade nas Honduras que foi afetada pelos furacões Eta e Iota; juntamente com outras mulheres, organizam-se para resistir aos projetos extrativos nas suas terras. María Cal, uma defensora da terra pertencente ao grupo étnico maia Q’eqchi, faz parte do movimento “La Resistencia”, organizado por várias famílias que se opõem a uma central hidroelétrica que bloqueou os rios nas suas comunidades. Betty vive nas Honduras, María na Guatemala. Sem se conhecerem, uma causa une-as: a defesa dos rios nos seus territórios.
Origem Guatemala, 2022 (Documentário) Duração aprox. 44′
Homem das Vistas
Luís Antero e Tiago Cerveira
A partir do conceito de cinema ambulante, percorremos a serra que conhecemos em busca dos passos do poeta, marcando encontro com as suas palavras gravadas na paisagem.
Origem Portugal, 2022 (Documentário) Duração aprox. 6’
Esta é uma História Sobre Água
Kathleen Harris e Samuel Viana
Este documentário curto explora os impactos da agricultura industrial e de um clima em mudança numa comunidade rural no Sudoeste de Portugal, onde multinacionais cultivam bagas destinadas a supermercados no Reino Unido e na Europa.
Origem Portugal, 2023 (Documentário) Duração aprox. 26′
*Roda de conversa depois dos filmes na sessão da noite de sexta-feira aberto a todos os espectadores da sessão interessados em discutir a partir dos temas convocados pelos filmes, incluindo a preservação ambiental, a escassez dos recursos naturais em particular a água e o lugar que o cinema e a arte podem ter nesta momento da discussão ecológica.
Data
26, Janeiro 2024
Horário
18H30, 21H30
Duração
—
Faixa etária
—
Preço
entrada gratuita
Local auditório TAGV
Extensão CineEco Seia