10

Mai

11

Mai

Ter


18H30

Qua


11H00

DURAÇÃO


1h30

Ver Preços

Clube de Leitura Teatral + Masterclass

Leitura e masterclass dirigidas por AveLina Pérez (ES)

o Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e d’A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia

Para a próxima sessão do Clube de Leitura Teatral, o Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite convidam a dramaturga, encenadora e atriz galega AveLina Pérez, que dirige a leitura da sua peça (ensaios e leitura pública: 9 e 10 de maio) “Os cães não compreendem Kandinsky” (2017) e a masterclass (11 de maio).

Depois de Vanesa Sotelo, que dirigiu a sessão de Outubro de 2021, AveLina Pérez dá continuidade à linha temática dedicada à dramaturgia contemporânea galega, desenvolvida em parceria com a Cena Lusófona.

AveLina Pérez (Pontevedra, 1969) depois de anos dedicada à educação social em contextos de exclusão, abandona radicalmente a sua profissão e centra o seu foco nas artes cénicas. Foi diretora da companhia Teatro do lume, reconduzindo posteriormente o seu trabalho para um projeto de criação com o seu próprio nome.

É encenadora, dramaturga e atriz das peças “Por favor, ténteo novamente máis tarde” (2021), “Eco” (2021), “A que non podes dicir cocacola?” (I e II), “Os cans non comprenden a Kandinsky”, “Deixa de Tocala, Sam” e “Gañaremos o pan coa suor da túa fronte”, entre outras. Acaba de editar o seu mais recente texto — “Ese silencio” —, Edicións Positivas.

Recebeu vários prémios de dramaturgia breve e de teatro radiofónico e, em 2018, o Prémio Abrente de textos teatrais pela peça “O día no que bicar a terra”.

Procura a máxima liberdade nas suas criações, assumindo a intenção de fugir “das etiquetas e da necessidade de paradigma definido”, o interesse pela palavra e “uma conceção teatral muito ligada ao terreno, ao social, na busca de converter o quotidiano em extra-quotidiano”. Na sua obra, marcada por um humor ácido e duro, concebe a cena como “um lugar de encontro, um lugar em que a dignidade existe, mesmo que esteja camuflada, escondida ou distorcida.”

A obra “Ás oito da tarde, cando morren as nais”,  que será apresentada em Coimbra, no TCSB, a 14 de maio, foi distinguida com o Prémio Álvaro Cunqueiro para textos teatrais em 2018.

O Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.

O Clube de Leitura Teatral abre ainda espaço para encontros com os convidados em formato de masterclass. Uma oportunidade única para conhecer melhor o percurso dos convidados/as do Clube de Leitura Teatral, projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e d’A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.

Data

10, Maio 2022

11, Maio 2022

Horário

18H30

11H00

Duração

1h30 (leitura) 1h00 (masterclass)

Faixa etária

para todos os públicos

Preço

entrada gratuita (lotação limitada)

inscrição gratuita para leitores/as clube.leitura.teatral@gmail.com

máx 10 leitores/as

Local Sala Brincante da Cena Lusófona

texto leitura “Os cães não compreendem Kandinsky” de AveLina Pérez

ciclo Dramaturgia Contemporânea Galega

coordenação Clube de Leitura Teatral António Augusto Barros, Igor Lebreaud (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (Teatro Académico de Gil Vicente)

coprodução A Escola da Noite, Teatro Académico de Gil Vicente

iniciativa integrada no Laboratório LIPA

fotografia Martín Pol

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Música

O Antes e o Depois /nova data/