o Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e d’A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia
Ricardo Correia (Portugal, 1977) diretor artístico da Casa da Esquina, onde desenvolve trabalho de criação transdisciplinar em regime colaborativo, investindo numa dramaturgia original, de mediação entre o real e a ficção, do arquivo como prática, implicando o documental, o autobiográfico, a pós-memória e o questionamento do território. Desde 2001 que trabalha em teatro, cinema e televisão como ator, dramaturgo e encenador. Encenou mais de uma vintena de espetáculos, apresentados em vários teatros, escolas, festivais prestigiados (FIT em Belo Horizonte, BE Festival em Birmingham) e em várias geografias internacionais (Vigo, Santiago de Compostela, Rio de Janeiro, São Paulo, Leipzig, Londres, Newcastle, entre outros). É autor de cerca de uma dezena de textos para teatro. Uma compilação de peças de 2014-2017, com o título “O meu país é o que o mar não quer e outros peças” está editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra, na coleção Dramaturgo, 2019. A sua peça ”Call Center” foi editada pelo Teatro Nacional D. Maria II & Bicho do Mato, no volume Laboratório de Escrita para Teatro – Textos 2017/2018 (coord. Rui Pina Coelho). A peça “Exílio[s] 61-74” está editada em França com edição bilingue pela editora Les Presses universitaires du Midi da Universidade de Toulouse – Jean-Jaurès (UT2J) da antologia Frontières da Colecção Nouvelles Scènes, 2020. Uma compilação de peças foi editada em 2021 pelos Livrinhos dos Artistas Unidos com o título “Eu uso Termotebe e o Meu Pai Também e outras peças”. Coordenou com Sónia Ferreira para o projeto #ECOS o livro Laboratório de Escrita para Teatro – Dramaturgias Políticas Contemporâneas, edição ECOS e Casa da Esquina.
Desde 2015 codirige o Clube de Leitura Teatral (Teatro Académico de Gil Vicente/A Escola da Noite). Foi jurado da Êcole des Mâitres – curso internacional de aperfeiçoamento de atores desde 2014 até 2018. Em 2019 ganhou a melhor tradução de texto para português no EURODRAM, com “Caldarium” de Sabrina Mahfouz, traduzido a partir do inglês. Pertence ao coletivo Iberoamericano de Creadores en red sin fronteras – DNI+D. Formações de escrita para teatro com Rui Pina Coelho/TNDMII, Simon Stephens, Roland Schimmelpfennig, José Sanchis Sinisterra, Maxi Obexer, Jorge Louraço, Lola Arias, entre outros.
O Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia. O Clube de Leitura Teatral abre ainda espaço para encontros com os convidados em formato de masterclass. Uma oportunidade única para conhecer melhor o percurso dos convidados/as do Clube de Leitura Teatral, projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e d’A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.
Data
07, Junho 2022
Horário
18H30
Duração
1h30
Faixa etária
para todos os públicos
Preço
entrada gratuita (lotação limitada)
inscrição gratuita para leitor/a clube.leitura.teatral@gmail.com
máx 12 leitores/as
Local Bar-Livraria do Teatro da Cerca São Bernardo
texto CALL CENTER. Uma peça para sete vozes construída a partir de testemunhos de trabalhadores de call centers
leitura dirigida por Ricardo Correia
ciclo Dramaturgos ao Poder
coordenação António Augusto Barros, Igor Lebreaud (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (Teatro Académico de Gil Vicente)
iniciativa integrada no Laboratório LIPA
fotografia Cláudia Morais