06

Dez

Ter


18H30

DURAÇÃO


1h30

Ver Preços

Clube de Leitura Teatral com Sónia Barbosa

Leitura dirigida por Sónia Barbosa

o Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia

Sábado, domingo e segunda é uma peça em três atos, que se desenrola na casa da Família Priore, durante os dias do fim de semana, acompanhando o processo da confeção do famoso ragú (prato típico napolitano) de Dona Rosa, no sábado; o almoço dominical com os convidados da família; e a segunda de manhã onde se come ainda ragú aquecido antes do regresso à vida do trabalho. Esta história familiar, contada com a metáfora culinária deste ritual napolitano, que em tantas coisas se liga a diversos aspetos da vida (a importância das relações familiares, a importância da comida e das tradições, o peso das relações sociais) tem a delicadeza, o aroma, o sabor, a intensidade de um delicioso manjar.

Este drama familiar é um clássico na sua estrutura e no seu conteúdo, feito com uma eficácia, uma clareza e uma intensidade surpreendentes. Voltamos a ele para uma leitura que nos fará embrenhar no universo de Eduardo e nos despertará, seguramente, curiosidade pela sua obra.

Sónia Barbosa, atriz, encenadora e docente. Completou a licenciatura de Teatro/Interpretação em 1999 na ESMAE do Porto. Entre 2002 e 2009 viveu em Roma, Itália, onde trabalhou como atriz em inúmeros projetos teatrais em língua italiana. Em 2009 regressa a Portugal fixando-se na cidade de Viseu. Continua a dedicar-se ao teatro enquanto atriz, mas agora junta-lhe também a dimensão do ensino e da criação/encenação. Funda a associação Ritual de Domingo em 2016, que dirige em conjunto com Cristóvão Cunha. Docente na área do teatro na ESEV e na Escola Lugar Presente. É Artista Associada do Teatro Viriato desde 2011, onde coordena desde 2018 o projeto Noite Fora – leituras e conversas sobre teatro. Em 2020 concluiu o Doutoramento em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.

Data

06, Dezembro 2022

Horário

18H30

Duração

1h30

Faixa etária

todos os públicos

Preço

entrada gratuita

inscrição gratuita para leitores/as clube.leitura.teatral@gmail.com

Local Sala Brincante da Cena Lusófona

texto para a leitura Sábado, domingo e segunda

de Eduardo De Filippo

leitura dirigida por Sónia Barbosa

ensaios leitura 5 e 6 de dezembro

coordenação António Augusto Barros, Igor Lebreaud (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (Teatro Académico de Gil Vicente)

iniciativa integrada no Laboratório LIPA

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Música

Orphika — Se a Neve Falasse