o Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia
Sábado, domingo e segunda é uma peça em três atos, que se desenrola na casa da FamÃlia Priore, durante os dias do fim de semana, acompanhando o processo da confeção do famoso ragú (prato tÃpico napolitano) de Dona Rosa, no sábado; o almoço dominical com os convidados da famÃlia; e a segunda de manhã onde se come ainda ragú aquecido antes do regresso à vida do trabalho. Esta história familiar, contada com a metáfora culinária deste ritual napolitano, que em tantas coisas se liga a diversos aspetos da vida (a importância das relações familiares, a importância da comida e das tradições, o peso das relações sociais) tem a delicadeza, o aroma, o sabor, a intensidade de um delicioso manjar.
Este drama familiar é um clássico na sua estrutura e no seu conteúdo, feito com uma eficácia, uma clareza e uma intensidade surpreendentes. Voltamos a ele para uma leitura que nos fará embrenhar no universo de Eduardo e nos despertará, seguramente, curiosidade pela sua obra.
Sónia Barbosa, atriz, encenadora e docente. Completou a licenciatura de Teatro/Interpretação em 1999 na ESMAE do Porto. Entre 2002 e 2009 viveu em Roma, Itália, onde trabalhou como atriz em inúmeros projetos teatrais em lÃngua italiana. Em 2009 regressa a Portugal fixando-se na cidade de Viseu. Continua a dedicar-se ao teatro enquanto atriz, mas agora junta-lhe também a dimensão do ensino e da criação/encenação. Funda a associação Ritual de Domingo em 2016, que dirige em conjunto com Cristóvão Cunha. Docente na área do teatro na ESEV e na Escola Lugar Presente. É Artista Associada do Teatro Viriato desde 2011, onde coordena desde 2018 o projeto Noite Fora – leituras e conversas sobre teatro. Em 2020 concluiu o Doutoramento em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
O Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.
Data
06, Dezembro 2022
Horário
18H30
Duração
1h30
Faixa etária
todos os públicos
Local Sala Brincante da Cena Lusófona
texto para a leitura Sábado, domingo e segunda
de Eduardo De Filippo
leitura dirigida por Sónia Barbosa
ensaios leitura 5 e 6 de dezembro
coordenação António Augusto Barros, Igor Lebreaud (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (Teatro Académico de Gil Vicente)
iniciativa integrada no Laboratório LIPA