08

Nov

Ter


18H30

DURAÇÃO


1h30

Ver Preços

École des Maîtres

Leitura dirigida por José Cardoso Bernardes

o Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia

Para esta sessão dedicada ao teatro de Gil Vicente, José Augusto Cardoso Bernardes selecionou fragmentos de três peças emblemáticas do vasto reportório vicentino: duas das obras que integram a trilogia das Barcas e “Floresta de Enganos”, a última das peças que escreveu, estreada em Évora em 1536. José Augusto Bernardes é professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde leciona Literatura Portuguesa do século XVI. De entre os autores que mais estudou, destacam-se Gil Vicente e Camões. Sobre o primeiro autor publicou vários livros, incluindo a sua tese de doutoramento (Sátira e Lirismo no teatro de Gil Vicente, Coimbra, 1995). Enquanto consultor científico, tem colaborado com várias companhias teatrais que têm levado à cena peças vicentinas, especialmente com A Escola da Noite (Coimbra) e o CENDREV (Évora). Outras publicações sobre Gil Vicente: “Revisões de Gil Vicente” (Coimbra, Angelus Novus, 2003), “Gil Vicente” (Edições 70, 2008).

 

Gil Vicente (1460?-1536?) pode ser considerado uma das primeiras figuras integrais do teatro europeu, precursora de nomes como Lope de Vega, Calderón de la Barca ou William Shakespeare. Para além de ter escrito cerca de meia centena de peças, num total que se aproxima dos 40 mil versos, ficou conhecido por ter ainda organizado os espetáculos teatrais que derivaram desses textos. Acredita-se que, pelo menos pontualmente, possa ter também participado na representação dos seus autos. As suas primeiras obras (o Monólogo do Vaqueiro e o Auto Pastoril Castelhano) são representadas em 1502 e a sua última peça (Floresta de Enganos) é datada de 1536. Ao longo desses 35 anos, o dramaturgo manteve-se ao serviço da corte régia: primeiro no tempo de D. Manuel (1502-1521) e depois no reinado de D. João III (1521-1536). A sua obra é vasta e caracteriza-se por uma impressionante variedade dos géneros que faziam parte da grande tradição do teatro medieval europeu. Apesar disso, é possível identificar traços de sentido que atravessam os autos reunidos na Compilação e que viriam a ser publicados postumamente, em 1562.

O Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.

Data

08, Novembro 2022

Horário

18H30

Duração

1h30

Faixa etária

todos os públicos

Preço

entrada gratuita

inscrição gratuita para leitores/as clube.leitura.teatral@gmail.com

Local TAGV

leitura Gil Vicente: Barca do Inferno, Barco do Purgatório e Floresta de Enganos

textos/fragmentos para leitura Barca do Inferno, Barca do Purgatório, Floresta de Enganos de Gil Vicente

leitura dirigida por José Cardoso Bernardes

ensaios leitura 7 e 8 de novembro

ciclo Do Caudal que Remonta: Leitura de Grandes Obras e Autores da Dramaturgia Universal

coordenação António Augusto Barros, Igor Lebreaud (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (Teatro Académico de Gil Vicente)

iniciativa integrada no Laboratório LIPA