projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia
Carlos Costa (Porto, 1969) fundou o Visões Úteis em 1994, integrando desde então a direção artística. Doutorado em Estudos de Teatro e Performance. O seu trabalho divide-se entre áreas diversas como teatro, performance em comunidade, literatura e performance na paisagem; e também entre domínios diversos como criação artística, programação, docência, investigação e política cultural.
O texto proposto é TANG PING, um western moderno sobre não ser ninguém, de Ana Vitorino, Carlos Costa, Gemma Rodríguez/Visões Úteis. “Estamos juntos. O que é que se segue?”, perguntava-se em 2021 o coletivo Visões Úteis na folha de sala de Diziam que do outro lado havia um caminho que cortava o tempo da demanda em dois. A pandemia não permitiu a sua apresentação e TANG PING, um western moderno sobre não ser ninguém é o espetáculo em que voltamos a estar juntos. Uma estação de rádio prepara um programa comemorativo de A Guerra dos Mundos, de H.G. Wells, que pretende refletir sobre o poder dos media. Mas ao longo da produção do evento, os promotores e a equipa contratada não parecem estar sintonizados quanto aos objetivos da iniciativa. Com direção de Ana Vitorino e Carlos Costa, TANG PING desenvolve-se em torno de tentativas falhadas para contar uma história. O desejo de recriação de “uma noite de rádio, tragédia e morte” vai transformar o estúdio num campo de batalha, onde cada um tem de escolher entre lutar, render-se… ou desistir.”
O Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.
Data
04, Abril 2023
Horário
18H30
Duração
1h30
Faixa etária
todos os públicos
Local Sala Brincante da Cena Lusófona
leitura dirigida por Carlos Costa
texto TANG PING, um western moderno sobre não ser ninguém
de Ana Vitorino, Carlos Costa, Gemma Rodríguez/Visões Úteis
apresentação espetáculo TANG PING, um western moderno sobre não ser ninguém 29 jun — 2 jul Teatro Carlos Alberto/Teatro Nacional S. João
coordenação António Augusto Barros, Igor Lebreaud (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (Teatro Académico de Gil Vicente)
iniciativa integrada no Laboratório LIPA
fotografia Cláudia Morais, espetáculo Versão Beta/Visões Úteis