projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia
4:48 Psicose é a última peça da dramaturga inglesa Sarah Kane (1971 – 1999) e viria a ser estreada no Royal Court Theatre no ano 2000, já após a sua morte. Num registo indissociável da biografia e do estado de saúde da escritora, o texto aborda os temas da depressão, da busca do amor e da felicidade, da mortalidade, da relação da própria autora com o seu trabalho e com a sua identidade de género. Densa, fragmentada e não linear, a peça inclui diferentes formatos: diálogos entre médico e doente, monólogos, listas (medicamentos, números, verbos), poemas. Em Portugal, a peça foi pela primeira vez apresentada pelos Artistas Unidos, em 2001, com encenação de João Fiadeiro e interpretado por Gracinda Nave e Miguel Borges.
Sarah Kane (Londres, 1971) estreou a sua primeira peça (no Royal Court Theatre, com encenação de James Macdonald, Phaedra’s Love seria a segunda, encomendada pelo Gate Theatre e estreada em Maio em 1996 numa encenação da própria Sarah Kane. Seguiu-se Cleansed, dirigida por James Macdonald em abril de 1998 e Crave em agosto do mesmo ano, escrita sob o pseudónimo Marie Kelvedon e dirigida no teatro Paines Plough por Vicky Featherstone. Encenou, além disso, o Woyzeck de Georg Büchner. Morreu em Londres a 20 de Fevereiro de 1999. Em Julho de 2000 estreou 4.48 Psicose (no Royal Court) encenada por James Macdonald. Escreveu um argumento para televisão, Skin (Channel Four/British Screen). A sua obra tem interessado recentemente os mais diversos encenadores, como Peter Zadek, Bernard Sobel, Jean-Marie Patte, Barbara Nativi e Thomas Ostermeier.
Ánxeles Cuña Bóveda (Galiza, 1957) diretora da companhia Sarabela Teatro e do Festival Internacional de Teatro de Ourense. Foi diretora do Centro Dramático Galego (2005/06). Dirigiu cerca de 40 espetáculos, entre os quais A Esmorga de Eduardo Blanco-Amor; Tics de Couceiro, Cuña, Dacosta e Muñoz; Así que pasen 5 anos de Federico García Lorca; Leoncio e Helena de Georg Büchner; Cama dous por dous para dous de S. Belbel; O incerto señor don Hamlet, Príncipe de Dinamarca de Álvaro Cunqueiro; O lapis do carpinteiro (baseada na novela homónima de M. Rivas); Ensaio sobre a cegueira de José Saramago; Normas para saber vivir na sociedade contemporânea de Jean-Luc Lagarce; Medea, adaptação da novela de Christa Wolf; e Morgana en Esmelle (baseada na novela homónima de Begoña Caamaño). Escreveu e dirigiu as peças Margar no pazo do tempo, Dáme veleno, eu tamén soñar, Konrad, o neno que chegou nunha lata de conservas, Viaxe a ningures, Rosalía: os cantares das musas, A gata con botas. Estão publicadas: Os sonhos de Caín, Tics, A illa amarela (adaptação e dramaturgia da obra de Paloma Pedrero), A gata con bota e Febre. Foi distinguida com os Prémios FETEN, de Gijón; Prémios María Casares; Prémio do espetador no FIOT de Carballo; Prémio Celestina da crítica de Madrid; Prémio Clara Campoamor. Recebeu os Prémios de Honra: Xiria, Abrente, Pals de Rei, FETEGA e AELG (Asso- ciación de Escritores en Lingua Galega). Foi Prémio da Cultura Galega em 2016.
O Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.
Associada à sessão de outubro do Clube de Leitura Teatral, também integrada na Mostra de Teatro Galego, a masterclass é conduzida por Ánxeles Cuña Bóveda, diretora artística do grupo. O encontro é uma oportunidade para que o público da cidade – em particular a comunidade teatral e os/as estudantes de teatro – possam conhecer com mais profundidade o percurso singular desta companhia.
Programação completa Mostra de Teatro Galego
Data
03, Outubro 2023
Horário
18H30
Duração
1h30
Faixa etária
todos os públicos
Local TAGV
Texto 4:48 Psicose de Sarah Kane
Leitura dirigida por Ánxeles Cuña Bóveda — Sarabela Teatro (ES) , encenadora do espetáculo Arraianos (estreia 7 out, TCSB)
Programa Mostra de Teatro Galego
Coprodução Teatro Académico de Gil Vicente
Coordenação António Augusto Barros, Igor Lebreaud (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (Teatro Académico de Gil Vicente)
Iniciativa integrada no Laboratório LIPA
Fotografia Sarabela Teatro