o Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia
Ana Teresa Santos começou no CITAC (1998) e, mais tarde, ingressou na Escola de Teatro e Cinema, licenciatura em Teatro — Formação de Atores e Encenadores, onde trabalhou com Rogério de Carvalho, João Brites, Carlos Pessoa, José Peixoto e Madalena Victorino. Fez parte dos Artistas Unidos, como assistente de encenação de Jorge Silva Melo. Trabalhou em espetáculos dos Artistas Unidos, Jorge Silva Melo, Monica Calle, Maria João Miguel, Fernando Gomes, Miguel Sopas, Paulo Lage, Ricardo Correia, Mário Montenegro, entre outros. Traduziu, adaptou e co-encenou O EquÃvoco, de Albert Camus. Marcou presença em festivais internacionais de teatro no Japão, Turquia, Brasil, Cabo Verde. Participou em filmes dos realizadores Cláudia Rita Oliveira, Danilo Warick, Michael Cimpher, Patrick Mendes, Catarina Ruivo e nas novelas Lusitana Paixão (2002), Anjo Meu (2011), Belmonte (2013/2014), Paixão (2018) e Valor da Vida (2019). Fez anúncios de publicidade e dobragens. É licenciada em Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e é sócia fundadora do Teatro LÃngua. Na companhia de teatro A Escola da Noite, integrou os elencos de Desmesura, de Hélia Correia (2019, enc. Sofia Lobo), A mulher como campo de batalha, de Matéi Visniec (2020, enc. Sofia Lobo), Cidade, Diálogos, de Gonçalo M. Tavares (2021, enc. António Augusto Barros), Aqui onde Acaba a Estrada, de Igor Lebreaud (2022, enc. Igor Lebreaud), Cabaret Vian (2022, enc. António Augusto Barros), Trilogia de Alice, de Tom Murphy (2023, enc. Nuno Carinhas), Café Bonheur, de Matéi Visniec (2023, enc. Matéi Visniec) e Casa Tomada (2024, enc. Silvana Garcia).
Hamelin, de Juan Mayorga, valeu ao autor o Prémio Max 2006 para Melhor Peça (Molière Espanhol), o Prémio Ercilla 2006, o Prémio Telon Chivas 2006 e o Prémio Quijote 2005 da Associação de Escritores. A sentença deles foi pronunciada! Se os deixássemos, eles imolavam-vos com as suas próprias mãos. Estamos a falar de crianças! Toda a cidade se sentiu humilhada. O castigo deve ser exemplar. É a cidade inteira contra um homem. Um burguês que ganha a confiança de uma famÃlia humilde para se deitar com os seus filhos. Não é o tipo de história que se vai contar à mãe, isso é certo. Neste caso de abuso sexual de menores, a investigação do juiz Montero e os factos que revela estão longe de poder contar toda a história. Ao inspirar-se no conto do Flautista de Hamelin, Juan Mayorga dá aos personagens desta peça e ao leitor a possibilidade de acederem à história de um fracasso coletivo que pode ser também o fracasso da linguagem.
O Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.
Data
04, Junho 2024
Horário
18H30
Duração
1h00
Faixa etária
todos os públicos
Preço
inscrição gratuita para leitores/as clube.leitura.teatral@gmail.com (até 31 de maio)
entrada gratuita
Local Sala Brincante da Cena Lusófona
Texto Hamelin de Juan Mayorga
Leitura dirigida Ana Teresa Santos
Coordenação Clube de leitura Teatral António Augusto Barros, Igor Lebreaud (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (Teatro Académico de Gil Vicente)
Iniciativa integrada no Laboratório LIPA
Fotografia Tatiana Lages