projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia
Ricardo Correia, coordenador e fundador do Clube de Leitura Teatral, dirige a sessão de abril, a partir das peças do livro Laboratório de Escrita para Teatro — Revoluções. Este livro reúne uma seleção de seis dramaturgos/as com o objetivo de escrever peças curtas a partir do tema Revoluções antecipando as comemorações dos 50 anos do 25 de abril. Participantes: Bárbara Soares(Almada), Iria Pinheiro-Santos (Galiza), Inês Mendes (Faro), Filipe Pereira (Loulé), Martin Santos(Loulé), Célia Méguellatti (Paris), com a coordenação de Ricardo Correia, Vanesa Sotelo Sotelo e Sónia Ferreira .
Ricardo Correia (1977) é diretor artÃstico da Casa da Esquina, estrutura de criação e programação de Coimbra, onde desenvolve trabalho de criação transdisciplinar em regime colaborativo, investindo numa dramaturgia original, de mediação entre o real e a ficção, do arquivo como prática, implicando o documental, o autobiográfico, a pós-memória e o questionamento do território. Desde 2001 que trabalha em teatro, cinema e televisão como ator, dramaturgo e encenador. Encenou mais de 20 espetáculos, apresentados em vários teatros, escolas, festivais prestigiados É autor publicado de cerca de uma dezena de textos para teatro. Leciona desde 2013 como Professor-Adjunto na Licenciatura de Teatro e Educação da ESEC/IPC (interpretação, dramaturgia e encenação) na qual é diretor de curso. Investigador do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra.
O Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.
Data
09, Abril 2024
Horário
18H30
Duração
1h30
Faixa etária
todos os públicos
Preço
entrada gratuita
inscrição gratuita para leitores/as clube.leitura.teatral@gmail.com (até 01 de março)
Local Cena Lusófona
Textos do livro Laboratório de Escrita para Teatro — RevoluçõesÂ
Leitura dirigida por Ricardo Correia
Lançamento do livro / Coimbra *9 de abril às 18h30 Cena LusófonaFotografia Tatiana Lages
Coordenação Clube de Leitura Teatral António Augusto Barros, Igor Lebreaud (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (Teatro Académico de Gil Vicente)
Iniciativa integrada no Laboratório LIPA