
o colóquio Teatro e Práticas Documentais estabelece um diálogo com a programação do Teatro Académico de Gil Vicente que, ao longo de 2025 e 2026, inclui várias propostas que incluem metodologias desta natureza
A pesquisa documental tem dado corpo a um discurso artÃstico que tenta lidar com a brutalidade do real. Com a recolha e análise de documentos, materiais históricos artÃsticos e entrevistas, o teatro tem proposto não só momentos de confronto com as memórias coletiva e individual, mas também, olhares urgentes sobre a atualidade. Neste processo, as histórias cruzam-se com a prática artÃstica, contribuindo para compreensão da malha cultural e para a abertura a novas possibilidades de criação.
O colóquio Teatro e Práticas Documentais estabelece um diálogo com a programação do Teatro Académico de Gil Vicente que, ao longo de 2025 e 2026, inclui várias propostas que incluem metodologias desta natureza. Este encontro é um momento interdisciplinar que explora a investigação em arquivo e diversas práticas de pesquisa documental, explorando as suas relações e tensões com as práticas artÃsticas. O encontro reúne dramaturgos, encenadores, investigadores e artistas, num debate crÃtico sobre a prática e a investigação e a integração de novas metodologias e perspetivas.
Cada orador(a) terá aproximadamente 20 minutos para apresentar uma comunicação focada na sua experiência de pesquisa e criação, seguindo-se um momento final de troca de ideias. A moderação ficará a cargo de SÃlvio Correia Santos, diretor do Teatro Académico de Gil Vicente.
Data
20, Maio 2025
Horário
14H30
Duração
3h00
Faixa etária
todos os públicos
Preço
entrada livre
Bilheteira /Â atendimento presencial
segunda a sexta-feira 17h00 — 20h00
em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois
encerrada aos sábados, domingos e feriados
Local TAGV
Participação André Amálio (Hotel Europa), Catarina Saraiva (Linha de Fuga), Joana Craveiro (Teatro do Vestido), Joana Ferrajão (Visões Úteis), Ricardo Correia (ESEC/IPC, Casa da Esquina)
Moderador SÃlvio Correia Santos
Produção Teatro Académico de Gil Vicente, LIPA – Laboratório de Investigação e Práticas ArtÃsticas da Universidade de Coimbra
Fotografia Cláudia Morais