
instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros a partir de árvores, ramos, rochas e outros elementos naturais. Fernando Mota utiliza alguns destes instrumentos musicais para criar um espetáculo ritualista e exploratório
Concerto para uma Árvore marca o início de um ciclo de criações no qual têm sido desenvolvidos objetos de naturezas diversas, como o filme 7 Poemas para um Mundo Novo, o espetáculo multidisciplinar Passagem Secreta ou o livro-cd Instrumentária Poética, que deu o nome a esta fase criativa.
Este ciclo caracteriza-se pelo desenvolvimento de instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros a partir de árvores, ramos, rochas e outros elementos naturais e por uma pesquisa musical, visual e temática a partir destas matérias. Em Concerto para uma Árvore Fernando Mota utiliza alguns destes instrumentos musicais para criar um espetáculo ritualista e exploratório que tem sido apresentado nos mais diversos espaços.
Além da birdCAGE e da Ramira, grande parte do Concerto centra-se no instrumento criado a partir de um carvalho, recolhido numa limpeza de terrenos na Serra de Montemuro no início de 2020, no qual foram esticadas cordas entre os ramos e pendurados sinos no lugar de folhas.
Fernando Mota compositor, artista sonoro e performer. No seu percurso artístico tem vindo a desenvolver uma linguagem multidisciplinar, juntando a música, o teatro, as artes visuais e a poesia.
Data
31, Maio 2025
Horário
18H30
Duração
30 — 50 min.
Faixa etária
M6
Preço
€10
€7
< de 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional do espetáculo, parcerias TAGV
Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis
Bilheteira / atendimento presencial
segunda a sexta-feira 17h00 — 20h00
em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois
encerrada aos sábados, domingos e feriados
Local Jardim Botânico Universidade de Coimbra
Criação e interpretação Fernando Mota
Operação técnica Catarina Côdea
Produção Violeta Mandillo
Projeto financiado República Portuguesa — Cultura, DGARTES — Direção-Geral das Artes
Fotografia Vera Marmelo