
mais uma vez, a convite do Teatro Académico de Gil Vicente, o Curtas Vila do Conde exibe alguns dos filmes premiados das competições nacional e internacional
À semelhança dos anos anteriores, o Curtas Vila do Conde faz a sua extensão a Coimbra, mais uma vez, a convite do Teatro Académico de Gil Vicente. O Curtas Vila do Conde exibe alguns dos filmes premiados das competições nacional e internacional. Best of Curtas apresenta uma seleção dos filmes mais destacados e premiados das competições nacional e internacional.
Sol Menor André Silva Santos (2025, Portugal, FIC, 27’)
Prémio de Melhor Filme da Competição Nacional +
Candidato Curtas Vila do Conde aos European Film Awards 2026
Primavera. Uma sonata, uma carta, um ramo de flores. A paisagem de São João da Madeira, pequena cidade no norte de Portugal, é lentamente atravessada por um comboio. Samuel, 38 anos, dedica os seus dias ao trabalho como professor de flauta e aos rituais de luto pela viuvez de Luísa, com quem partilhava um quotidiano dedicado à música. Após uma visita do irmão, Samuel enfrenta um novo impasse na sua vida.
Porque Hoje é Sábado Alice Eça Guimarães (2025, Portugal, França, Espanha, ANI, 12’)
Prémio do Público da Competição Nacional
É sábado, dia de descanso. Uma mulher acorda cedo pois quer oferecer a si própria um presente: tempo. Mas, sempre que surge um momento de inspiração, é interrompida por situações domésticas que reclamam a sua atenção: as crianças, a roupa, as refeições. A carga mental dessas tarefas acaba por se tornar insuportável e ela entra em ponto de rutura.
Alișveriș Vasile Todinca (2025, Roménia, FIC, 16’)
Grande Prémio da Competição Internacional
Tatiana, uma mulher desempregada, passa os seus dias a vender os seus pertences pessoais para sobreviver. Hoje ela tem um prazo importante e pode acabar por vender uma parte do seu corpo para manter um teto sobre a sua cabeça.
Como Si La Tierra se Las Hubiera Tragado / As if the Earth Had Swallowed Them Up
Natalia León (2025, França, ANI, 14’)
Prémio do Público da Competição Internacional
Olivia, uma jovem rapariga que vive no estrangeiro, regressa à sua cidade natal, no México, na esperança de se reencontrar com o seu passado. Mas a violência que testemunhou em criança não desapareceu e a viagem reacende memórias que se revelam impossíveis de reconciliar.
Data
24, Setembro 2025
Horário
21H30
Duração
—
Faixa etária
—
Preço
€6
€4
< de 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional do espetáculo, parcerias TAGV
Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis
Bilheteira / atendimento presencial
segunda a sexta-feira 17h00 — 20h00
em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois
encerrada aos sábados, domingos e feriados
Local auditório TAGV
Extensão Festival Internacional Curtas de Vila do Conde