
A velocidade move-se por entusiasmo e nunca descarrila da felicidade
O elemento de aglutinação decisivo para o processo de criação é Almada Negreiros: “Saudade é a masturbação passiva dos que não sabem que a Natureza é suficientemente variada para que não haja necessidade de voltar atrás. A Velocidade move-se por entusiasmo e nunca descarrila da Felicidade”.
Com Almada associamos o Maximalismo com Dadaísmo e Surrealismo, com “a velocidade”, a sofreguidão de ser, de incluir e de conjugar: “A eternidade existe sim, mas não tão devagar”. A criação parte de Almada, da sua velocidade em despertar cérebros no corpo, a irrepetível orquestra do novo que se consome correndo, em máximas aspirações que recusam o mínimo denominador comum. Simultaneidade, velocidade, incongruência com o exclusivo, assimilação e sobreposição, conduzem ao maximalismo em associação com a eternidade rápida e urgente de Almada e unem com o gesto, mais que com a teoria, de atos dadaístas e surrealistas de hibridismo de linguagens e de espontaneidade.
Data
29, Abril 2017
Horário
18H00
Duração
1h00
Faixa etária
M/12
Preço
€5 especial Dia Mundial da Dança
Local auditório TAGV (lotação limitada)
Direção, coreografia e dramaturgia Hugo Calhim Cristovão & Joana Von Mayer Trindade Interpretação Ana Rita Xavier, André Mendes, Francisco Pinho, Joana von Mayer Trindade Teoria e filosofia Eduarda Neves, Hugo Calhim Cristovão, Celeste Natário, Claúdia Marisa, Ana Mira e Claúdia Galhós Música Paulo Costa Figurinos UN T Desenho de luz Sérgio Julião Design Hugo Santos Produção Sofia Reis Vídeo Andrea Azevedo Fotografia Susana Neves Coprodução Teatro Municipal do Porto Apoio Ministério da Cultura/Direção Geral das Artes e Fundação GDA Apoio à internacionalização Fundação Calouste Gulbenkian Residências artísticas Circolando, Companhia Instável, Centro de Criação do Candoso (Guimarães), Teatro Municipal do Porto e C ND Paris Fotografia Hugo Calhim Cristóvão Antestreia no TAGV / estreia prevista para 10 de Maio no âmbito do Festival DDD/Teatro Municipal do Porto Espetáculo no âmbito do Abril Dança em Coimbra Coorganização Câmara Municipal de Coimbra/ Convento São Francisco e Teatro Académico de Gil Vicente