o acaso, o vazio, a solidão, acompanhada pela melancólica banda sonora de Shigeru Umebayashi. Este filme é o trabalho mais emblemático e impressionante de Wong Kar Wai
Um retrato delicado de uma história de amor pouco convencional. Enquadrado pela sublime paleta de cores e pelos íntimos “slow-motions” de Wong Kar Wai, o filme viaja através dos olhares enigmáticos de dois indivíduos que, depois de se mudarem para o mesmo prédio com os seus parceiros ausentes, começam a acreditar que os seus respetivos esposos estão a ter um caso. Na sua solidão e aborrecimento, Chow e Su tornam-se mais próximos à medida que fazem as pazes com os seus fracassos românticos.
Disponível para Amar é uma história de amor entre vizinhos que se descobrem traídos, de imediato elevado à categoria de obra-prima, e que não perdeu (antes pelo contrário) um milímetro do seu brilho com o passar dos anos. Um estudo profundo sobre o acaso, o vazio e a solidão, acompanhado pela melancólica banda sonora de Shigeru Umebayashi, é o trabalho mais emblemático e impressionante de Wong Kar Wai.
Entre o desejo e o “coração partido”, não esquecemos as personagens de Wong Kar Wai, pessoas comuns “à beira do amor ou da perfeita solidão” [Manuel Gusmão], que nos hipnotizam na “prodigiosa elegância em que se movem” em filmes que nos prendem pelo encantamento. Os segredos e os sonhos, as cores, a música, uma câmara também “corpo”, os “mise en abîme” e a extraordinária utilização do “slow motion” como resposta à velocidade e ao esquecimento, criam ambientes singulares que nos seduzem e emocionam, que nos arrebatam a alma.
O realizador deixa-se inspirar pela literatura (Murakami ou o latino-americano Manuel Puig – a narrativa fragmentada, os pontos de vista múltiplos), pela música de Nat King Cole, dos Turtles e outros, por filmes. Os encontros e desencontros amorosos, com os seus mistérios e contradições, o arrependimento pelos erros cometidos, uma solidão agridoce, as memórias que o amor deixa quando desaparece, a imaginação como motor do desejo, um erotismo que se torna ainda mais poderoso quando não se concretiza.
Data
23, Abril 2024
Horário
21H30
Duração
1h38
Faixa etária
M12
Preço
€5
€3,5
descontos TAGV
< de 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional do espetáculo, parcerias TAGV
Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e obrigam à identificação na entrada quando solicitada. Os descontos não são acumuláveis
Local auditório TAGV
Com Tony Chiu-Wai Leung, Maggie Cheung, Ping Lam Siu
Origem China, 2000
Festival de Cannes Prémio de Melhor Ator
Prémios César Melhor Filme Estrangeiro Prémios de Cinema de Hong Kong, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção Artística, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Montagem