18

Mar

Qua


21H30

DURAÇÃO


1h00

Ver Preços

Raphael Ghanem

Festival Internacional de Documentários

uma viagem à memória do bairro histórico varrido do mapa sob o ímpeto renovador do regime e ao burburinho de estudantes, tricanas, merceeiros e alfaiates que se esconde por baixo das faculdades

Na década de 1940, cerca de três mil pessoas foram expulsas da Alta de Coimbra para dar lugar à Cidade Universitária. Este é o testemunho dos últimos sobreviventes dessa comunidade e de uma das maiores transformações urbanísticas em Portugal, num tempo em que desalojamentos forçados, falta de acesso à habitação e segregação social ainda fazem manchetes. Uma viagem à memória do bairro histórico varrido do mapa sob o ímpeto renovador do regime e ao burburinho de estudantes, tricanas, merceeiros e alfaiates que se esconde por baixo das faculdades. Um documentário sobre pessoas, mas também sobre poder, resistência, identidade e o preço do progresso.

A programação do DOC.Coimbra inclui filmes de longa e curta metragem, nacionais e internacionais, destacando-se estreias mundiais, estreias em Portugal e filmes exibidos noutros festivais de renome internacional. Durante uma semana, Coimbra transforma-se num vibrante pólo de discussão, reflexão e celebração do cinema documental, aproximando as pessoas deste género cinematográfico e criando novas oportunidades de diálogo intercultural através do cinema.

Data

18, Março 2026

Horário

21H30

Duração

1h00

Faixa etária

M12

Preço

entrada gratuita

Local auditório TAGV

De Filipa Queiroz, Rafael Vieira, Tiago Cerveira Origem Portugal

Coprodução Festival DOC.Coimbra, Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente

Clique ou faça scroll para ver o próximo evento.

Toque para ver o próximo evento.

Música

KIK: Nightshift