o ator e encenador franco-argentino Marcial Di Fonzo Bo em colaboração com a dramaturga e tradutora, trabalhará a peça Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare, partindo de Los Disparates, uma série de 22 gravuras de Francisco de Goya
A edição de 2023 da École des Maîtres será dirigida pelo ator e encenador franco-argentino Marcial Di Fonzo Bo. Em colaboração com a dramaturga e tradutora Marianne Ségol-Samoy, o artista trabalhará a peça Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare, partindo de Los Disparates, uma série de 22 gravuras de Francisco de Goya.
A École des Maîtres é um dos mais importantes projetos internacionais de formação teatral avançada, idealizado por Franco Quadri em 1990. Desde 2019, é coorganizado em Portugal pelo Teatro Académico de Gil Vicente e pelo Teatro Nacional D. Maria II. A edição deste ano decorre com o apoio de quatro países europeus – Bélgica, Itália, França e Portugal – e tem como objetivo relacionar jovens artistas europeus (com idades entre os 24 e os 35 anos), oriundos de escolas de teatro europeias e com experiência profissional, com encenadores de renome internacional.
O curso internacional de formação teatral avançado terá início em Angers, a 28 de agosto, e prosseguirá com etapas de trabalho e apresentações públicas nas diversas sedes europeias do projeto: Liège (9 a 12 de setembro); Milão (13 a 16 de setembro); Udine (17 a 26 de setembro); Coimbra (27 de setembro a 1 de outubro), Lisboa (2 a 4 de outubro) e Reims (5 a 7 de outubro). Para frequentar a École des Maîtres foram selecionadas /os dezasseis atrizes e atores (quatro atrizes/atores de cada país participante).
Data
27 - 01, Outubro 2023
Horário
—Duração
—
Faixa etária
—
Preço
—
Direção Marcial Di Fonzo Bo
Assistente de direção Marianne Ségol
Interpretação Adil Mekki, Alexis Gilot, Carolina Lopes, Emma Bolcato, Elena Natucci, Fanny Blondeau, Giuseppe Benvegna, Hélène Bressiant, Julien Crampon, Jules Puibaraud, Mariana Magalhães, Michele de Paola, Pedro Baptista, Rui Maria Pêgo, Simon Espalieu, Souâd Toughraï
Parceiros do projeto e direção artística CSS Teatro stabile di innovazione del Friuli Venezia Giulia, Piccolo Teatro di Milano – Teatro d’Europa (Itália), CREPA – Centre de Recherche et d’Expérimentation en Pédagogie Artistique (Bélgica), Teatro Nacional D. Maria II, TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (Portugal), Caen – Centre Dramatique National de Normandie, Comédie de Reims – Centre Dramatique National (França)
Com o apoio de MiC Ministero della cultura – Direzione Generale Spettacolo, Regione Autonoma Friuli Venezia Giulia – Direzione centrale cultura, sport e solidarietà, Fondazione Friuli (Itália)
Com a participação de ERPAC – Ente Regionale Patrimonio Culturale Friuli Venezia Giulia (Itália), Théâtre de Liège – Centre européen de création théâtrale et chorégraphique, Centre des Arts scéniques, Fédération Wallonie Bruxelles – Service général de la Création artistique, Wallonie-Bruxelles International, La Loterie Nationale (Bélgica), Ministère de la Culture et de la Communication (França), Universidade de Coimbra (Portugal)
Fotografia Pauline DEBOFFLES — Le Quai CDN