na 32.ª edição a atriz, escritora e realizadora belga Anne-Cécile Vandalem explora, com os jovens participantes do projeto, o tema da assombração
Criada por Franco Quadri, em 1990, a École des Maîtres é um dos mais importantes projetos internacionais de formação teatral avançada. Trata-se de um curso itinerante, com o apoio da Bélgica, de França, de Itália e de Portugal. Aberto a artistas europeus dos 24 aos 34 anos, põe os selecionados em contacto com criadores de renome, proporcionando o intercâmbio de conhecimentos e de práticas artísticas.
Na 32.ª edição, a atriz, escritora e realizadora belga Anne-Cécile Vandalem explora, com os jovens participantes do projeto, o tema da assombração. Quais são as histórias enterradas, fantasma, que as narrativas dominantes nos impedem de ouvir? À medida que o nosso presente ganha fissuras, as grandes narrativas que nos sustentavam revelam a sua obsolescência e reaparecem as narrativas subestimadas, inaudíveis e invisíveis. A partir de relatos contemporâneos, reais e ficcionais, e da sua reconstituição, o grupo irá tentar compreender as condições de recriação e releitura dos acontecimentos, para que da sua reativação surjam novas versões, menos polarizadas, capazes de abrir caminho a uma zona intermédia, onde outras formas de coexistência se revelem possíveis.
Data
16 - 18, Setembro 2024
Horário
—Duração
—
Faixa etária
—
Preço
candidaturas encerradas
Local TAGV
Parceiros do projeto e direção artística CSS Teatro stabile di innovazione del Friuli Venezia Giulia, Piccolo Teatro di Milano – Teatro d’Europa (Itália), Théâtre de Liège – Centre européen de création théâtrale et chorégraphique (Bélgica), Teatro Nacional D. Maria II, TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (Portugal), Le Quai Centre Dramatique National Angers Pays de la Loire, Comédie – Centre dramatique national de Reims (França)
Com o apoio de MiC Ministero della cultura – Direzione Generale Spettacolo, Regione Autonoma Friuli Venezia Giulia – Direzione centrale cultura, sport e solidarietà, Fondazione Friuli (Itália)
Com a participação de ERPAC – Ente Regionale Patrimonio Culturale Friuli Venezia Giulia (Itália), Centre des Arts scéniques, Fédération Wallonie Bruxelles – Service général de la Création artistique, Wallonie-Bruxelles International, La Loterie Nationale (Bélgica), Ministère de la Culture et de la Communication (França), Universidade de Coimbra (Portugal)
Estágio e apresentação pública Udine 2 a 10 set, Milão 12 a 14 set, Coimbra 16 a 19 set, Angers 21 a 24 set, Reims 26 a 28 set
Fotografia Tatiana Lages / École des Maîtres 2023