autores e artistas das áreas do teatro, dança e performance partilham um período de formação e residências artísticas de curta duração. Coimbra fará parte do circuito do END+, programa dedicado à formação do Festival Encontros de Novas Dramaturgias, que celebra 10 anos de atividade em 2020
O Laboratório de Investigação, Formação e Criação Artísticas (LIFCA), subordinado ao tema Processos de criação literária para palco: dramaturgia, teatralidade e materialidade, é um projeto que cruza os domínios da investigação, formação e criação artísticas. Com direção artística e científica de Mickaël de Oliveira, o laboratório decorre em 2020 e 2021, no âmbito do END+, braço de formação do Festival Encontros de Novas Dramaturgias, que celebra os seus 10 anos de atividade em 2020.
Através do seu programa laboratorial LIFCA, o END+ propõe construir um espaço dedicado à formação, criação e investigação artísticas, apresentando um programa transdisciplinar que oferece (a) ao artista-formando condições adequadas para consolidar um projeto de escrita; (b) aos artistas-formadores convidados um espaço para pensar e transmitir a sua prática; c) ao investigador um lugar de análise para estudar as práticas, metodologias literárias e artísticas existentes nas etapas e actividades do laboratório.
O LIFCA/END+ propõe um programa de formação que se realiza através de um conjunto de residências artísticas de curta duração, nas várias cidades parceiras do projeto, entre outubro de 2020 e maio de 2021, composto por oficinas de criação, dirigidas por artistas-formadores e focadas nas questões processuais e das materialidades cénicas da literatura. O programa conta igualmente com uma série de seminários, eminentemente teóricos, em colaboração com professores e investigadores de instituições do ensino superior (parceiras e outras) e ainda com masterclasses orientadas por autores convidados que partilharão as principais questões e etapas dos seus processos criativos literários, oferecendo aos formandos um acesso a vários modos de olhar e de escrever um texto.
19 a 21 de outubro de 2020 — residência artística no Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra)
15 e 16 de dezembro de 2020 — residência artística no Centro Cultural Vila Flor (Guimarães)
29 a 31 de janeiro de 2021 — residência artística no Teatro Viriato (Viseu)
18 a 20 de maio de 2021 — residência artística n’ O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo)
Data
19, Outubro 2020
Horário
—Duração
—
Faixa etária
—
Preço
—
Direção artística e científica Mickaël de Oliveira
Assistência à direção e coordenação de produção Maria Inês Marques
Acompanhamento artístico Lígia Soares, Patrícia Portela, Rui Pina Coelho
Acompanhamento científico Mafalda Lencastre e Mickaël de Oliveira
Produção Colectivo 84
Coprodução Centro Cultural Vila Flor, Teatro Académico de Gil Vicente, Teatro Viriato
Apoios Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, O Espaço do Tempo, Centro de Estudos de Teatro (FLUL), Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (FMHUL)
Fotografia Cláudia Morais (TAGV/Festival END 2019)