nestes textos, não existem vítimas nem culpados. Existe, sim, um vaivém heurístico entre distopia e utopia. E no fim, vence uma certa reflexividade utópica curiosamente muito próxima do realismo utópico de Anthony Giddens
Compilação de pequenos textos de reflexão sobre temas sociopolíticos, culturais e comportamentais, “Estás na moda ou na merda?” reflete a vivência do mundo, de Portugal, do coletivo e de muitas existências particulares entre impasses e conflitualidades, que, em vez de os encararmos, tentamos disfarçá-los, renegando dessa forma as possibilidades alternativas, que também existem.
No prefácio, a cantora, compositora e ativista, Cátia Oliveira, mais conhecida por A Garota Não, escreve: “Estes textos falam de nós. Ninguém fica de fora, não há banco para suplentes, a convocatória é geral. Vítor Belanciano consegue assinalar com uma clareza acutilante alguns dos mais violentos temas dos nossos dias, mas fá-lo sem se colocar no lugar de alguém que é melhor do que o outro. É observador, questiona, interpela, mas sabe-se como parte deste todo. Tão belo e tão falho.”
“Nestes textos, não existem vítimas nem culpados. Existe, sim, um vaivém heurístico entre distopia e utopia. E no fim, vence uma certa reflexividade utópica curiosamente muito próxima do realismo utópico de Anthony Giddens», enuncia a investigadora Paula Guerra.
O lançamento do livro em Coimbra conta com a presença do autor, o jornalista e critico cultural Vítor Belanciano, o urbanista e investigador José Carlos Mota, da Universidade de Aveiro, a pesquisadora e assessora de arte Ekua Yankah, do Centro de Investigação Artística Hangar, e Hugo Oliveira (Cobramor), poeta e editor, à frente da Traça Edições, responsável pela publicação. Feitas as apresentações, o momento convida à conversa.
Data
01, Março 2024
Horário
18H30
Duração
1h00
Faixa etária
todos os públicos
Preço
entrada livre
Local Café Teatro
Edição Traça Edições
Autor Vítor Belanciano