
esta Festa resulta do cruzamento com outras instituições em que o ambiente, a mobilidade e a sustentabilidade são prioridade. Um convite aberto a todos e todas, sem exceção, para um dia de Festa
Os vizinhos da Praça da República juntam-se e celebram o Dia da República. A Praça da República tem uma vizinhança única na cidade de Coimbra, com espaços culturais, académicos, comerciais e profissionais diversos. Durante todo o dia, um programa diversificado e descentralizado convida a andar pelos passeios e lugares e a entrar nos vários espaços que fazem parte da Praça. Esta Festa resulta de um cruzamento com outras instituições em que o ambiente, a mobilidade e a sustentabilidade são prioridades. Um convite aberto a todos e todas, sem exceção, para um dia de Festa.
Programa aqui
10h00 Kidical Mass
Manifestação de bicicletas (e não só!) para responder e dar visibilidade à necessidade e vontade das famÃlias usarem modos ativos nas suas deslocações diárias, como alternativa sustentável aos transportes motorizados.
Ponto de Encontro — Jardim da Escola Secundária José Falcão
Participação gratuita
11h00 Coimbra: Da Ficção ao RealÂ
A cidade é um lugar onde a cada momento concorrem e se defrontam dinâmicas distintas. A construção do espaço urbano, especialmente o público, é resultado material e também intangÃvel deste quadro em permanente devir. Na edição do Workshop CASA 2025 (CoimbraAlphaville), promovido pelo Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, projetou-se o futuro de um conjunto de bairros modernos de Coimbra, centrado nas pessoas. Assim, revela-se o contexto e os resultados do Workshop CASA 2025 (A FICÇÃO), seguido de um debate sobre a cidade com base em alguns dos tópicos abordados no referido evento (O REAL). A apresentação cabe a Nuno Grande, LuÃs Miguel Correia e Martinho Araújo (DARQ-UC). O debate decorre com Désirée Pedro (Anozero — Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra), Florindo Belo Marques (Ordem dos Arquitetos-SRC) e João Marrana (Metro Mondego)
Local — TAGV
entrada livre
11h00 — 20h00 Coimbra Hype Market
Na data em que os vizinhos da Praça da República se juntam para celebrar o Dia da República, a Casa das Artes recebe o Coimbra Hype Market. Um mercado urbano que dá a conhecer à cidade artistas e criadores de diversas áreas, com bancas de venda, workshops, música e animação para crianças.
Local — Casa das Artes Bissaya Barreto
entrada livre
12h00 Pedalópolis — Cidade Segura Para Pequenos Ciclistas
Oficina sobre noções básicas de segurança rodoviária para crianças, pais, amigos ou acompanhantes, através de um circuito lúdico a percorrer de bicicleta (ou de trotinete, eventualmente), com elementos visuais e desafios de observação, coordenação e respeito pelas regras de trânsito, um exercÃcio de urbanidade e mobilidade ciclável.
Inscrição teatro@tagv.uc.pt / número limitado de participantes
Local — Praça da República
Participação gratuita
13h00 — 14h30 Piquenique Comunitário
Tragam as vossas mantas, histórias e petiscos favoritos para um momento de partilha e convÃvio ao ar livre, no Jardim da Sereia. Os vizinhos prepararam uma mini-mostra das diferentes gastronomias das comunidades lusófonas e conduzem-nos por um percurso musical por várias latitudes. Todos juntos, à volta da mesa, entre conversas e canções, provamos os sabores variados de uma cidade cada vez mais diversa.
Local — Jardim da Sereia
Participação gratuita
15h00 Curtinhas Vila do Conde
Uma sessão especialmente pensada para os mais novos, com filmes que encantam crianças, famÃlias e educadores.
Local — Casa das Caldeiras
entrada livre
15h30 Tertúlia Aquarela Brasileira Sessions
Um encontro de ideias, livros e música. A Praça da República transforma-se em palco de partilhas literárias e lançamentos de obras, onde escritores, artistas e público dialogam de forma descontraÃda sobre cultura, memória e futuro. Uma tertúlia aberta, para celebrar a palavra e a liberdade.
Local — TAGV
entrada livre
16h00 Visita à República dos Fantasmas
As repúblicas correspondem a casas estudantis tÃpicas de Coimbra. Com origens desde a fundação da universidade, encerram tradições e uma cultura boémia e estudantil. Com origens em 1969, a República dos Fantasmas faz parte das 25 repúblicas atuais da cidade, possuindo uma história de participação ativa na vida académica e cultural da cidade.
número máxima 15 participantes
Inscrição teatro@tagv.uc.pt
Ponto de encontro — TAGV
Visita gratuita
17h00 Com que Linhas te Cruzas? / Teatrão
É um espetáculo com vários pontos de partida e de chegada. São pontos de chegada literais, no sentido em que as estações das linhas do Metro do Mondego são em simultâneo o cenário e a inspiração para esta viagem que nos faz refletir sobre as linhas com que nos cruzamos todos os dias. Estas linhas, espelhadas em pequenos episódios, histórias, cenas e fragmentos de vidas que ao longo de vários anos usaram a linha, viveram da linha, esperaram e lutaram pela linha, vão levar-nos através dessas memórias. São pontos de partida para projetarmos o futuro: que cidade pode construir-se a partir das linhas que nos ligam como comunidade e sociedade? Que relações e que histórias podem vir a ser as memórias que estão por construir?
duração aprox. 1h30
M12
Lotação limitada
Local — Estação República
entrada livre
18h00 Seres Imaginários II / Carla Cabanas (Inauguração)
O seu trabalho lida com metodologias para expandir as fronteiras definidas do médium fotográfico, ao mesmo tempo que se debruça sobre as questões da memória coletiva e cultural. A exposição tem a curadoria da Galeria Carlos Carvalho.
Local — Casa Museu Bissaya Barreto
Entrada livre
18h30 Sunset DJ com Pedro Serra & Convidados
Local — Café Académico
entrada livre
19h00 Vozes Vizinhas / Coro Misto da Universidade de Coimbra
O Coro Misto da Universidade de Coimbra junta-se aos seus vizinhos para proporcionar um bom momento de cultura, de partilha e de muita música.
Local — TAGV
entrada livre
21h30 Vento Forte / Artistas Unidos
Um homem que esteve na estrada por um longo perÃodo, olha pela janela do apartamento que partilha com a sua mulher. Mas é ainda a mesma janela, apartamento, mundo? Quanto tempo esteve ele ausente? Terá ele um lugar, tempo e presença aqui? Ou pertence ao passado e é um mero espectador do seu desaparecimento… Em Vento Forte, Fosse conta a história não só da tentativa de regresso à vida, mas também ao mundo do teatro, cujos parâmetros se alteraram e cujas antigas certezas se perderam.
duração aprox. 1h00
M14
Local — TAGV
Data
04, Outubro 2025
Horário
—Duração
—
Faixa etária
todos os públicos
Preço
Bilheteira /Â atendimento presencial
segunda a sexta-feira 17h00 — 20h00
em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois
encerrada aos sábados, domingos e feriados
Local Praça da República
Conceção e coordenação geral LuÃsa Lopes
Produção Teatro Académico de Gil Vicente
Parceria Casa das Artes Bissaya Barreto, DARQ Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra, Coro Misto da Universidade de Coimbra, Casa de Angola em Coimbra, Comunidades Lusófonas, Café Académico, República dos Fantasmas, Teatrão, Aguarela Brasileira, União das Freguesias de Coimbra