com Gonçalo Waddington e Keli Freitas. Neste seminário, pretendo partilhar um pouco da minha experiência na escrita para Teatro e para Cinema. Iremos abordar questões como tema, pontos de partida, ideias, análise, métodos… e de como estes mudam e talvez se aperfeiçoem com o tempo
O seminário Processos de Composição e Dramaturgia para cena proporciona um espaço de reflexão sobre a escrita para o teatro e noutros contextos performativos, convidando Gonçalo Waddington, Keli Freitas, Raquel S. e Rui Catalão a partilharem os seus processos de composição literários, em diálogo com a cena, com foco nas metodologias, intenções, no gesto estético e político que dão forma aos seus trabalhos.
Seminário — Com Gonçalo Waddington e Seminário — Com Keli Freitas
Entre 17 a 23 de março, o Festival END oferece no seu programa paralelo, em Coimbra, atividades de formação participativa, através de oficinas de criação, escrita e dramaturgia, privilegiando a sua contemporaneidade e transdisciplinaridade, proporcionando lugares de encontro entre autores, artistas, estudantes, professores, investigadores, outros participantes.
___
As inscrições estão abertas para a Oficina de Dramaturgia e Criação Morrer pelos passarinhos de Lígia Soares e Henrique Furtado; as Oficinas de Escrita O Estado das Coisas de Rui Pina Coelho e Marta Freitas, Loop de Ana Luena e José Miguel Soares; Seminários sobre Processos de Composição e Dramaturgia para a Cena com Gonçalo Waddington e Raquel S.
Inscrições (até 6 de março de 2024) e informações
Loop — De Ana Luena e José Miguel Soares
O Estado das Coisas — De Rui Pina Coelho e Marta Freitas
Morrer pelos Passarinhos — De Lígia Soares e Henrique Furtado
Seminário — Com Gonçalo Waddington
Seminário — Com Keli Freitas
O Festival END, de frequência bienal, promove e divulga a escrita original para teatro e outras artes performativas, convidando dramaturgos a partilhar os seus mais recentes trabalhos nos mais diversos formatos de apresentação – seminários, debates, leituras encenadas e participativas, ensaios abertos, oficinas de criação e de dramaturgia, residências artísticas, espetáculos, entre outros. São ainda convocados artistas, investigadores, professores, alunos de artes performativas e demais participantes e espectadores que queiram pensar as potências e possibilidades da dramaturgia hoje.
Produzido pelo Colectivo 84, coproduzido pelo Teatro Oficina / A Oficina e o Teatro Académico de Gil Vicente / Universidade de Coimbra, a 6.ª edição do Festival END decorre em março de 2024 de 18 a 20 (em Guimarães) e de 21 a 23 (em Coimbra), contando com com a presença de Ana Luena, Bruno dos Reis, Catarina Vieira, Cristina Planas Leitão, Diego Bragà, Fernando Matos Oliveira, Francisco Louçã, Gonçalo Waddington, Henrique Furtado Vieira, José Miguel Soares, Keli Freitas, Lígia Soares, Luís Araújo, Marcos Barbosa, Mário Coelho, Marta Freitas, Nelson Guerreiro, Patrícia Portela, Paula Braga, Rogério Nuno Costa, Raquel S, Rui Catalão, Rui Pina Coelho, Sara Carinhas, Sónia Baptista, Tiago Cadete, entre outros.
Data
21 - 22, Março 2024
Horário
14H30
Duração
1h30
Faixa etária
—
Preço
Acesso Pré-inscrição automática para participantes da Escola do Espectador Emancipado e acesso gratuito sob inscrição, máximo de 6 pessoas (por ordem de inscrição)
Requisitos Nota de motivação
Local Casa da Cidadania da Língua
Com Gonçalo Waddington e Keli Freitas
Festival – Encontros de Novas Dramaturgias 6.ª Edição
Com Ana Mula, Beatriz Wellenkamp Carretas, Ana Luena, Bruno dos Reis, Catarina Vieira, Carlos Alves, Cristina Planas Leitão, Diègo Bragà, Fernando Matos Oliveira, Francisco Louçã, Gonçalo Waddington, Henrique Furtado Vieira, José Miguel Soares, Keli Freitas, Lígia Soares, Luís Araújo, Marcos Barbosa, Mário Coelho, Marta Freitas, Nelson Guerreiro, Patrícia Portela, Paula Braga, Rogério Nuno Costa, Raquel S, Rui Catalão, Rui Pina Coelho, Sara Carinhas, Sónia Baptista, Tiago Cadete
Direção artística Mickaël de Oliveira
Assistência à direcção artística Beatriz Wellenkamp Carretas
Direção de produção Gabriela Cavaz (Colectivo 84), Susana Pinheiro (A Oficina)
Produção executiva Héloïse Rego (Colectivo 84), Hugo Dias 8A Oficina)
Apoio à produção local Nuno Gomes (TAGV), Maria Cunha e Maria Nogueira (Colectivo 84)
Direção técnica Luísa Osório (Colectivo 84), Carlos Ribeiro (A Oficina), José Balsinha (TAGV)
Comunicação Marta Ferreira, Bruno Barreto, Pedro Vieira, Rui Costa (A Oficina) Marisa Santos (TAGV)
Design gráfico Eduarda Fontes, Susana Sousa (A Oficina)
Produção Colectivo 84
Coprodução Teatro Oficina (A Oficina, Guimarães), Teatro Académico de Gil Vicente (Universidade de Coimbra)
Parceria Casa da Cidadania da Língua, Câmara Municipal de Coimbra, Café-Teatro TAGV, Zero box lodge Coimbra, Hotel Botânico de Coimbra, Hostel Serenata.
Escola do Espectador Emancipado (instituições parceiras) Academia Contemporânea do Espetáculo [Porto/Vila Nova de Famalicão], Balleteatro Escola Profissional [Porto], Colégio de São Teotónio [Coimbra], Escola Superior de Artes do Porto [Porto], Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo [Porto], Escola Superior de Teatro e Cinema [Lisboa], Universidade de Aveiro [Aveiro], Escola Superior de Educação de Coimbra [Coimbra], Politécnico de Leiria , Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra , Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro, Universidade de Évora, Universidade Lusófona [Porto], Universidade do Minho (ELACH / Guimarães)
O Colectivo 84 é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes